Cidades

Ley pede explicação do PDDI antes de votação do Plano Diretor

IPATINGA – O presidente da Câmara de Ipatinga, Ley do Trânsito (PSD), solicitou ao diretor da Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço, Thales Rezende, que seja realizado um seminário dirigido aos vereadores do município sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento do Integrado (PDDI). O momento atual seria oportuno, tendo em vista a tramitação no Legislativo do Projeto de Lei 179/2013, que dispõe sobre o Plano Diretor de Ipatinga.

O PDDI aborda os interesses comuns e as funções públicas dos municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço em seis eixos temáticos, sendo eles: ordenamento territorial, mobilidade, meio ambiente, recursos hídricos e saneamento, desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e arranjo institucional.

Segundo Thales Rezende, a demanda feita por Ley do Trânsito será levada ao Centro Universitário do Leste de Minas (Unileste-MG), instituição contratada para desenvolver os estudos necessários para a elaboração do PDDI.

INTERESSE COMUM

Está prevista na Constituição Federal a elaboração do PDDI para que regiões metropolitanas possam integrar a execução da função pública de interesse comum da população. Atualmente, no Estado, apenas as regiões de Belo Horizonte e do Vale do Aço são reconhecidas como regiões metropolitanas, sendo responsáveis por 40% de todo o PIB estadual.

Em julho do ano passado, a Câmara de Ipatinga promoveu uma audiência pública para debater o processo de elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento do Integrado (PDDI) do Vale do Aço, com a participação de representantes do Unileste, da Agência Metropolitana e de outros legislativos da região. “Queremos renda, emprego, desenvolvimento, mas antes queremos saúde, educação de qualidade e segurança pública. Acredito que o plano irá contribuir de forma eficiente para a concretização dessas políticas públicas”, disse Ley durante o evento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com