Cidades

Lei cria Semana de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal

(Crédito: ACS/CMI)

IPATINGA – Foi aprovado em 2ª votação o projeto de lei (nº 80/14) que cria no município a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal. A matéria obteve aprovação unânime e seguirá para a sanção do Poder Executivo.

A data será lembrada na semana do dia 31 de maio de cada ano. A intenção, segundo o vereador Nilton Manoel (SDD), autor da proposta, é alertar a população quanto ao perigo da doença. “O câncer bucal é o oitavo tipo de câncer mais frequente entre os homens e nono entre as mulheres. Nosso objetivo é realizar um conjunto de atividades, envolvendo secretarias, entidades, associações e conselhos na busca do enfretamento desse problema”, explica o parlamentar.

FATORES DE RISCO
Dois dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento deste tipo de câncer são o cigarro e o álcool. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença atinge mais de 11 mil brasileiros por ano. Como geralmente os diagnósticos são tardios, a maioria dos pacientes procura tratamento em um estágio avançado da doença, o que dificulta a cura.

“Por isso que é importante que haja a divulgação desta doença. A informação é de extrema importância para tratamento. E essa Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer Bucal vem com essa proposta”, disse Nilton.

FEIRANTES

Outra proposta de autoria do vereador Nilton Manoel e aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira é a que institui o Dia Municipal do Feirante. Ciente da importância do papel da categoria na sociedade, o vereador comemorou a aprovação da matéria.

“As feiras livres de Ipatinga são geralmente constituídas por pessoas de uma mesma família, pais e filhos, que lutam para o próprio sustento. E as feiras são uma tradição em nosso país. E em Ipatinga não é diferente. Por isso, essa homenagem, mais do que justa”, disse o parlamentar.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com