Cidades

LBV combate a violência contra idosos

O tema foi abordado com os atendidos da LBV objetivando conscientizá-los sobre o assunto

IPATINGA – De acordo com as estatísticas, a população idosa tem aumentado consideravelmente e logo o País terá mais pessoas na terceira idade do que jovens. Esse fato tem se tornado um dos maiores desafios da atualidade, uma vez que a violência contra os idosos é um problema que se agrava e se estende a cada dia.

Em muitos casos, a pessoa idosa se torna uma vítima fácil do seu próprio âmbito familiar e isso ocorre devido a dependência emocional, financeira, de cuidados relacionados à saúde e entre outros motivos.

Diante disso e pensando em contribuir para uma boa orientação dos seus atendidos sobre o assunto, a Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolveu, na oficina Cidadania Ecumênica, o projeto ‘Violência contra o idoso nas relações intrafamiliares’. O trabalho foi conduzido pela assistente social Cristina de Vasconcelos e direcionado aos idosos assistidos pelo Vida Plena.

PRECONCEITO

“Vivemos em uma sociedade preconceituosa, onde a pessoa idosa é discriminada e desrespeitada. O idoso passa a ser visto como um fardo para a família e sociedade. A violência doméstica praticada no ambiente familiar pode ocorrer por parentes, curadores ou cuidadores do idoso. E as consequências da violência são irreparáveis, pois, geram medo, angústia, depressão, exclusão e isolamento social. Existem várias formas de cometer agressão contra a pessoa idosa, podemos citar a agressão física, financeira, psicológica, sexual e outras, como o abandono e a negligência. O fato do idoso conviver com o seu agressor dificulta a denúncia e a retirada daquela situação de risco que está vivenciando”, explicou a assistente social Cristina de Vasconcelos.

Rodas de conversa, dinâmicas, confecção de cartazes e vídeos relacionados ao tema foram algumas das diversas atividades realizadas com os atendidos.

PALESTRA

Ao final do projeto, as ações foram encerradas com uma palestra — ministrada por técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a psicóloga Elizangela Ferraz Amaral Vieira, as assistentes sociais Margareth Maria Souza Oliveira Costa e Cecília Sabrina Hélia de Oliveira Pula; e a Coordenadora Celi Pinheiro — sobre violência doméstica com idosos.

“A intervenção sobre violência contra a pessoa idosa foi uma experiência muito gratificante para a equipe profissional do CREAS, visto que o tema deve ser incessantemente debatido em vários espaços de fala para que essa violação de direitos seja superada. A atividade foi proposta ao grupo que abraçou a ideia e se mostrou muito participativo. Atentos ao assunto, eles puderam trazer para a discussão situações que ilustram esse contexto, além de conhecerem acerca dos órgãos de proteção que devem ser acionados em caso de qualquer tipo de violação aos direitos da pessoa idosa.

REDE DE PROTEÇÃO

O objetivo desses encontros é fortalecer a autonomia e ampliar a rede de proteção dos sujeitos alcançados. “Cabe, nesse contexto, tecer um elogio sobre o trabalho desempenhado pela LBV como essencial para o protagonismo desses indivíduos, estivemos diante de um grupo coeso e participativo, isso é de grande relevância, pois a vivência grupal se configura canal de preservação dos direitos alcançados pelos serviços prestados”, ressaltou a psicóloga Elizangela Ferraz Amaral Vieira.

AVALIAÇÕES

Os atendidos expressaram suas opiniões sobre o projeto da LBV: “Eu gostei muito da palestra, foi muito proveitosa, porque falou sobre a violência contra os idosos que é o que nós estamos vendo muito por aí, então nos deu mais conhecimento e entendimento. Estou muito satisfeita com a iniciativa da LBV, porque é um meio de estarmos mais cientes das coisas que estão acontecendo”, destacou a atendida Almira Silva Gualberto, de 60 anos.

“Eu gostei muito de ter participado da palestra do CREAS. Pude enriquecer meus conhecimentos e vou colocá-los em prática, pois uma grande informação não pode ser esquecida num país tão desigual como o nosso”, disse a atendida Maria do Amparo Ferreira, de 67 anos.

SERVIÇO

A Legião da Boa Vontade oferece serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes, idosos e suas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

A LBV em Ipatinga se localiza à rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Telefone para contato: (31) 3822-8600.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com