Cultura

Ladrões roubam seção de afresco de Pompeia

ROMA (Reuters) – Ladrões desmontaram e roubaram uma seção de um afresco da antiga cidade romana de Pompeia na semana passada, aumentando a degradação de um dos mais notáveis sítios arqueológicos do mundo depois que fortes chuvas causaram o desabamento de partes da parede.
Autoridades do serviço arqueológico de Pompeia disseram que os ladrões retiraram uma seção de 20cm de largura de um afresco que mostra a deusa Artemis de um sítio conhecido como Casa de Netuno e Anfitrite, atualmente fechado ao público.
A polícia disse que o roubo, que aconteceu em 12 de março, não foi divulgado para não comprometer a investigação do caso, que descreveu como “particularmente delicado”.
O roubo mais recente ocorreu duas semanas depois de partes de uma parede no sítio desmoronarem em razão de fortes chuvas, levando o novo ministro da Cultura, Dario Franceschini, a prometer reforçar o trabalho de manutenção no local.
Uma das atrações mais populares da Itália, Pompeia foi vítima de uma erupção vulcânica em 79 d.C. e ficou preservada sob as cinzas, sendo redescoberta no século 18. A cidade se tornou um símbolo de décadas de má administração dos sítios culturais italianos depois de uma série de desmoronamentos que despertaram repúdio em todo o mundo.

(Por James Mackenzie)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com