Cidades

Justiça define tempo de rádio e TV de candidatos

IPATINGA – Os partidos e coligações dos municípios de Ipatinga e Ipaba se reuniram na tarde de ontem (10) com a juíza Josselma Lopes e os servidores da Justiça Eleitoral da zona 348° para o sorteio e a distribuição da propaganda eleitoral gratuita.
Os representantes de rádio e televisão também foram convocados para o encontro, e ficou acordado que a Rádio Vanguarda vai receber os programas e encaminhá-los, em apenas um arquivo, para as demais emissoras. Já a TV Cultura, por ser o único canal de sinal aberto instalado no município, não precisará remeter o conteúdo político a outros canais.
A exigência feita aos partidos é que os materiais de TV sejam entregues em DVD, no formato AVI, no caso da emissora de TV. Para rádio, a opção foi CD ou mesmo em pen-drive, desde que seja na extensão MP3.
“A transparência foi garantida com a presença maciça dos representantes de partidos e coligações. Isso mostra a credibilidade da reunião. O procedimento de divisão foi feito pelo sistema de horário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral”, explicou a juíza.
Antes de ser feita a distribuição dos horários e o mapa de mídia, foi feito o sorteio da ordem dos partidos. Somente após esse procedimento é que podem ser inseridas no programa do TSE as informações para a divisão do tempo.
O primeiro sorteado foi o PCB, que ficou com 2 minutos e 30 segundos. A coligação ‘Pra Consertar de Novo’, da candidata Cecília Ferramenta, foi contemplada com 7 minutos e 4 segundos.
Já a maior fatia foi para a coligação ‘Responsabilidade Com Ipatinga’, da candidata Rosangela Reis (PV), que ao todo ganhou 14 minutos e 53 segundos. Por último, a coligação ‘Ética e Honestidade’, do candidato de Jésus Nascimento (PMDB), ficou com 5 minutos e 31 segundos. A propaganda eleitoral gratuita começa no dia 21 de agosto e vai até dia 4 de outubro.
VEICULAÇÕES
O horário eleitoral em rádio será veiculado de 7h às 7h30 e 12h às 12h30. O estipulado foi que o material do programa matinal deve ser entregue até as 17h, do dia anterior. A programação do horário do almoço será recebida até as 9h do mesmo dia para a veiculação ao meio-dia. Aos sábados, a tolerância é até o meio-dia para o programa das segundas-feiras.
No caso dos programas de televisão, a tolerância para a exibição no horário de 13h30 é de até as 9h. Para o programa noturno a entrega deve ser feita até as 13h. Aos sábados, o material deve estar nas emissoras na sexta-feira até às 18h.

IPABA
A coligação ‘Ipaba de Cara Nova’, em que o candidato a prefeito é Marquinhos do Odilon (PDT), vai ser a primeira na propaganda de rádio e TV. Em segundo, virá a coligação ‘Fé e Trabalho Com Honestidade’, encabeçada pelo ex-prefeito Geraldo da Farmácia (PMDB). O último contemplado foi Adão do Correio (PT).

RESPONSÁVEIS
Agora, os partidos devem protocolar no Cartório Eleitoral o nome dos responsáveis – um titular e outro suplente -, pela entrega da mídia na emissora. A legislação obriga ainda que as empresas de rádio e TV que receberam o material informem à Justiça Eleitoral qual o funcionário responsável pelo recebimento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com