Policia

Jovens são condenados a 14 anos por homicídio no Iguaçu

IPATINGA – Foram condenados a 14 anos de prisão, cada, dois acusados de um assassinato ocorrido no segundo dia de janeiro de 2013. Diego Patrick Santos, 23, e Thaygleison Gleydson de Souza, 21, foram considerados culpados pelo crime de homicídio qualificado contra Rafael Siqueira de Souza.

O crime ocorreu em uma escadaria da rua Tupis, bairro Iguaçu, em Ipatinga. Segundo as investigações da época, os dois autores tramaram o crime e, na data do fato, Diego levou Thaygleison de carro até o local e parou a alguns metros de distância de Rafael. Thaygleison então desceu do veículo, sacou uma arma e aproximou da vítima, que estava de costas, atirando cinco vezes contra ele. Em seguida, voltou para o carro e fugiu com o comparsa.

Os dois jovens foram presos logo em seguida dos fatos. Durante o julgamento desta terça, Diego negou participação no crime, alegando que apenas havia dado uma carona para Thaygleison até o bairro Iguaçu.
“O Thaygleison me pediu para levar ele no Iguaçu. Ele disse que ia conversar com um cara e que já voltaria. Quando ele voltou (para o carro) disse pra gente correr”, lembrou o rapaz.

Diego afirmou ainda que não possuía nenhum atrito com Rafael e que acreditava que Thaygleison havia cometido o crime por motivos passionais.
Em seu depoimento em juízo, Thaygleison confirmou que pediu a Diego que o levasse até o bairro Iguaçu. “Fui conversar com um amigo para marcar uma partida de futebol”, disse.

No entanto, afirmou, após sair do carro, se encontrou com a vítima, que teria sacado uma arma em sua direção, vindo Thaygleison a se defender, atirando contra Rafael.
Thaygleison contou que portava a arma para sua defesa pessoal e que já havia sido alvo de quatro tentativas de assassinato cometidas pela vítima.

Durante o júri, a defesa de Diego Patrick sustentou as teses de negativa de autoria, participação de menor importância e homicídio simples. Já o advogado Elizeu Borges Brasil, que defendeu Thaygleison, apresentou as teses de legítima defesa, homicídio privilegiado e homicídio simples. Já a acusação do Ministério Público pediu que os dois fossem condenados pelo crime de homicídio cometido por meio que dificultou a defesa da vítima.

O pedido da acusação foi acatado pelo Conselho de Sentença, que considerou os dois jovens culpados. Eles foram culpados a 14 anos de prisão em regime fechado e não obtiveram o benefício de recorrer em liberdade.

A dupla ainda foi condenada a pagar uma pena de R$ 20 mil para os herdeiros da vítima. Segundo a sentença, o dinheiro é um “valor mínimo para reparação dos danos materiais/morais causados pela infração”.
Diego Patrick e Thaygleison se encontram presos desde a época do crime, no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Ipatinga e deverão ser levados nos próximos dias para uma penitenciária. Os advogados afirmaram após o final da sessão que irão recorrer da sentença.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com