Policia

Jovens que roubavam em Ipatinga são presos

Grupo foi indiciado por roubos e formação de quadrilha      (Crédito: André Almeida)

IPATINGA
– As polícias Militar e Civil de Ipatinga apresentaram ontem (17) o balanço da Operação Impacto, realizada desde segunda-feira (16), e que culminou com a prisão de oito suspeitos de diversos crimes contra o patrimônio cometidos na cidade.

A Operação Impacto tem como característica principal ser um trabalho permanente com atuações periódicas. Os trabalhos iniciaram na manhã de segunda e chegaram ao fim às 23h59 desta terça-feira, coordenados pela delegacia de Furtos e Roubos da cidade, atualmente chefiada por Rodrigo Manhães, em parceria com cerca de 200 militares, que participaram dos dois dias de trabalho.

Segundo Manhães, durante as investigações, a Delegacia identificou uma verdadeira organização criminosa instalada em Ipatinga, especializada, especialmente, em roubos com requintes de violência.

Foram apurados três casos distintos de assaltos com modos operacionais semelhantes ocorridos nos bairros Vila Ipanema, Ideal e Caravelas, cujas vítimas foram abordadas e tiveram casas ou estabelecimentos comerciais invadidos sob forte ameaça dos bandidos.

Durante a operação, 19 policiais civis e 24 militares foram deslocados para o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e outros oito mandados de prisão.
Os policiais chegaram até os jovens L.G., 18 anos, A.F. e D.P., ambos de 19 anos, U.R., W.M. e T.A., com 20 anos, D.F., 21, e F.M., 24 anos. Todos eles foram presos no bairro Veneza e são apontados ainda como sendo integrantes de facções criminosas responsáveis por ataques a gangues do bairro Planalto. “Os principais nomes que praticavam crimes no Veneza foram presos”, disse Rodrigo Manhães.

Todos os presos durante a operação foram indiciados por roubo e dois deles também deverão responder na Justiça por homicídios cometidos tanto em Ipatinga quanto em Santana do Paraíso.
Contra os presos pesam ainda acusações de formação de quadrilha. Rodrigo Manhães explicou que foi realizado um intenso trabalho de apuração de crimes passados, envolvendo os mesmos nomes, em que se chegou à conclusão de que os jovens também praticaram em conjunto diversos outros delitos da mesma natureza. Dos oito presos, seis foram enviados ao Centro de Remanejamento de Presos de Ipatinga (Ceresp) e dois vão aguardar na cadeia de Timóteo o andamento do processo.

O delegado Manhães disse que foram tirados do convívio social indivíduos que costumam praticar crimes com crueldade e que a população do Vale do Aço ganhou um pouco mais de tranquilidade. A delegada regional de Ipatinga Irene Franco também avaliou positivamente o resultado da Operação Impacto. “Hoje Ipatinga dorme mais tranquila”, afirmou, durante a apresentação dos presos, ocorrida na sede da Delegacia Regional de Ipatinga.

Mês de agosto bate recorde de crimes contra o patrimônio
IPATINGA
– A delegada Irene Franco explicou que a Operação Impacto tem como objetivo retirar Ipatinga das primeiras posições no ranking da criminalidade no Estado. Recentemente, a cidade foi apontada como a quarta mais violenta de Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Conforme balanço da Seds, no mês de agosto, Ipatinga bateu recorde no número de crimes violentos contra o patrimônio: 95 ocorrências. No mesmo período do ano passado, foram realizados 44 registros de ocorrências desta natureza, menos que a metade do valor atual. São caracterizados como crimes contra o patrimônio o roubo consumado e a extorsão mediante sequestro, por exemplo.

Somente na última segunda-feira (16), foram três roubos registrados em Ipatinga, dois deles cometidos durante o dia. Por volta das 15h, um depósito de materiais de construção foi assaltado por um indivíduo que, simulando estar armado, levou cerca de R$ 250 em dinheiro. Às 17h, uma senhora de 58 anos foi abordada e roubada enquanto caminhava pelas imediações do campo de futebol do bairro Ideal. Dois marginais, um deles armado, renderam a mulher e levaram um cordão de ouro. Às 20h25, e poucos metros à frente, uma farmácia localizada na avenida das Flores, no Bom Jardim, foi alvo, outra vez, de uma dupla de bandidos que levou um telefone e, novamente, um cordão de ouro. Em nenhuma das três ocorrências os bandidos foram presos até o fechamento desta edição.

O tenente coronel Edvânio Carneiro, comandante do 14° Batalhão da PM em Ipatinga, chamou atenção para os inúmeros casos de roubos a transeuntes que têm acontecido em Ipatinga e salientou que grande parte dos assaltos a pedestres vem sendo praticadapor menores infratores e também por viciados em drogas, especialmente o crack. Edvânio ressaltou a importância de se estabelecer em Ipatinga uma área para internação de menores envolvidos em crimes como forma de redução nos números de registros policiais.

Na contramão dos dados de roubos, o número de casos de homicídios consumados em Ipatinga vem registrando queda em relação a 2012. No mês passado foram dois e em julho apenas um. No mesmo período do ano passado, houve quatro assassinatos em agosto e três em julho. Os dados parciais do mês de setembro ainda não estão disponíveis.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com