Cidades

Jovens e mulheres participam de programas de empreendedorismo

TIMÓTEO – Durante o mês de outubro, a Fundação Aperam Acesita, em parceria com a Junior Achievement de Minas Gerais, promoveu os programas Nossa Ação, Conectado com o amanhã e Mulheres Empreendedoras na cidade de Timóteo. Beneficiando aproximadamente mil pessoas, entre jovens e mulheres, a iniciativa teve como objetivo priorizar ações de promoção do desenvolvimento local. O programa parte do princípio de que a educação empreendedora contribui para a formação de cidadãos autônomos, responsáveis e preparados para assumir o papel de protagonistas na construção da própria história e de uma sociedade mais justa e sustentável, gerando emprego e renda.

PÚBLICO

Os programas Nossa Ação e Conectado com o Amanhã alcançou uma média de mil alunos do 7º e  8º ano do Ensino Fundamental em cinco escolas municipais,  e contou com  o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Dentre os adolescentes que participaram do programa está a Hamanda Ramos, de 14 anos. Aluna do IMETT – Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo, ela participou do programa Conectado com o amanhã. De acordo com a estudante, a iniciativa despertou o interesse nela pelo empreendedorismo. “Eu nunca tinha pensado em abrir meu próprio negócio, agora após as aulas, eu abri minha mente e acredito que tenho potencial para ser uma empreendedora no futuro”, destacou a aluna.

O programa aconteceu com apoio de voluntários que se disponibilizam a aplicar a metodologia dentro de sala de aula. Empregado da Aperam, Claudiano Oliveira Silva participa da iniciativa há sete anos. Para ele, atuar em sala de aula é muito gratificante e uma troca de saberes. “A palavra que define o programa pra mim é aprendizado. Eu estudo e aprendo com os alunos todos os anos, com temas e ideias novas”, observa Claudiano.

MULHERES

Fora da sala de aula, mulheres com o perfil empreendedor se reuniram e formaram sua roda de conversa no programa Mulheres Empreendedoras. Iniciado no começo do mês, o programa totalizou uma carga horária de 12h, encerrando na última terça-feira. A iniciativa, que foi realizada pela primeira vez em Timóteo, no bairro Cachoeira do Vale, teve como público 30 mulheres  com perfil empreendedor e já com habilidades diversas nas áreas de artesanato, confeitaria, pintura em tecido, costura e salão de beleza, com interesse em gerar recursos para investir no seu futuro e de sua família.

Segundo o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, a parceria da Fundação Aperam Acesita com a Junior Achievement se fortalece a cada ano. “Sempre que o programa é realizado nós percebemos uma evolução, tanto na metodologia quanto nos processos internos. É muito desafiador realizar ações como essa, mas na mesma proporção do desafio, nos alegramos com os resultados que são sempre positivos”.

INNOVATION CAMP

Dando continuidade na agenda de programas empreendedores, aconteceu na última semana na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, o Innovation Camp. A iniciativa foi uma novidade entre os programas da Junior Achievement de Minas Gerais e chegou ao município pela primeira vez, atendendo as seis escolas estaduais de ensino médio. O objetivo do programa foi motivar os participantes, organizados em equipes, para encontrar soluções inovadoras de acordo com um desafio específico voltado para o mundo dos negócios.

Aluna da Escola Estadual Antônio Silva, Francislaine da Silva falou que a experiência veio a agregar a sua formação. “Essa iniciativa trouxe uma motivação para todo o grupo escolar. Como sou formada em técnico em Recursos Humanos, tiveram muitas informações que complementarão a minha experiência profissional”.

Durante o processo, os participantes contaram com a ajuda de mentores voluntários que auxiliaram os alunos durante o desenvolvimento do desafio. O Gerente de Operações da Junior Achievement de Minas Gerais, Jonatan Mendes destacou a iniciativa como um divisor de águas na vida dos alunos. “Nós temos como meta tirar os jovens do lugar comum, gerando motivação para se tornarem protagonistas”, destaca.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com