Cidades

Itabira é escolhida para especialização em Desenvolvimento Sustentável

Município investirá na promoção e diversificação econômica com a implantação dos Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (Aspil)

 

ITABIRA – O município está entre os 100 municípios que estão desde o dia 19/11, em Brasília, no Distrito Federal, para a especialização de Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Cerca de 1,1 mil gestores e cidades foram avaliados para fazer parte da primeira turma nacional deste programa. “O programa é “altamente qualificativo”, pois conta com professores da ONU e do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, além de promover um intercâmbio entre secretários e prefeitos de diversas regiões do país”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itabira, Don Carlos.

Vale destacar que essa é a primeira etapa do processo que terminará no dia 14 de dezembro. Em março de 2019, a Escola Nacional de Enap, entidade vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), dará sequência com o segundo módulo.

VALOR AGREGADO

De acordo com Don Carlos, o município trabalhará para ser referência exercendo fator multiplicador para o desenvolvimento regional.

“Essa especialização tem alto valor agregado, principalmente, para Itabira que iniciou no ano passado a implantação do Programa de Cidades Sustentáveis em parceria com a FIEMG Regional Vale do Aço”.

Para o secretário a oportunidade está sendo muito importante no esclarecimento de como melhor implantar o atendimento das metas do Programa e da Agenda 2030 da ONU.

“Nossa meta será a implantação dos Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (Aspil), que nos possibilitará promover a diversificação econômica com o apoio do Governo Federal, já que seremos uma das cidades polo para inserir as metas dos ODS da agenda 2030 da ONU que associa crescimento econômico, social e ambiental”, pontuou.

Incentivadora do Programa Cidades Sustentáveis, a FIEMG Regional Vale do Aço estimula e apoia o engajamento do desenvolvimento sustentável de seus municípios.

O PROGRAMA

O Programa Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios.

O objetivo do Programa é sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

Informações sobre o Programa Cidades Sustentáveis através do site https://www.cidadessustentaveis.org.br

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com