Cidades

Ipatinguense faz campanha para participar de maratona

ITAJUBÁ – Participar de uma das maiores competições do Brasil. Esse é o desejo do estudante ipatinguense Rafael Oliveira, que faz faculdade em Itajubá, região sul de Minas Gerais. O universitário é um dos organizadores de uma campanha online que arrecada fundos para participar Maratona Universitária da Eficiência Energética, competição nacional consagrada como referência no assunto de eficiência energética.

A campanha tem como objetivo arrecadar R$ 2.500 para a compra de um motor para um protótipo movido a bateria elétrica. Até agora R$ 1.425 foram arrecadados com a contribuição de 27 apoiadores.

Os apoiadores da campanha irão receber recompensas que vão desde chaveiros até camisas do projeto. Do total arrecadado 13% serão utilizados para pagar a taxa do site onde está sendo organizada a campanha, 10% se destinarão à confecção das recompensas e 77% do dinheiro será revertido para a compra do motor elétrico.
EcoVeículo

Rafael faz parte de uma equipe de 28 alunos que compõem o projeto EcoVeículo da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Nesse projeto universitário de incentivo à pesquisa, os estudantes são responsáveis pelo desenvolvimento de protótipos veiculares de mínimo consumo para participar de competições de eficiência energética no Brasil e nos Estados Unidos. A equipe conta com carros movidos a energia elétrica, gasolina e etanol.

Com o modelo elétrico o grupo conquistou em 2014 a terceira colocação na Shell Eco Marathon Americas, competição internacional que reúne participantes de todas as regiões da América. O EcoVeículo é o único projeto brasileiro no Top 10 da edição realizada nesse ano.

Para Rafael, classificar-se como a melhor equipe brasileira é uma vitória que foi construída ao longo dos anos. “Sempre trabalhamos bem nos nossos carros e principalmente no carro elétrico, antes mesmo de participarmos da Shell. Vimos nessa competição uma grande oportunidade de crescer e depois de três participações crescemos a nível internacional”, comenta o estudante.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com