Esportes

Ipatingão volta a ser da Prefeitura

Prefeita assina documento de devolução do estádio à Administração Municipal                 (ACS/PMI)

IPATINGA – A direção do Ideal Futebol Clube devolveu nesta sexta-feira (4) à Prefeitura Municipal o direito de administração do estádio João Lamego Netto, o antigo Ipatingão. O documento de entrega foi assinado pelo presidente do clube, Kelisson Silva Ramos, após o mesmo ter conhecimento do interesse da prefeita Cecília Ferramenta (PT) em realizar, na cidade, uma retomada dos patrimônios públicos do Município entregues a pessoas físicas e jurídicas por antigos gestores.

O clube do bairro Bom Jardim havia recebido o direito de uso do estádio nos últimos dias do mandato do ex-prefeito Robson Gomes (PPS). O contrato autorizava o clube a realizar as suas atividades, como jogos e treinamentos, no local, assim como acontecia com o extinto Ipatinga Futebol Clube, que mudou tanto a sede como o nome para Betim. De acordo com Kelisson, o repasse do Ipatingão ao clube aconteceu por falta de interesse da antiga Administração nos problemas do estádio.

A devolução do Ipatingão ocorreu de forma amigável. O presidente do Ideal procurou o Governo na manhã de ontem para manifestar o apoio à prefeita no que diz respeito à retomada de posse do estádio. As duas partes, então, fizeram um acordo e, durante a tarde, foi assinado um documento por ambas as partes para oficializar a decisão.
O Índio já possui uma casa para treinamentos próprios: o estádio João Teotônio Ferreira, o Ferreirão. A autorização de uso foi concedida em regime de comodato pela Prefeitura Municipal, em 1986, via negociação com a Usiminas, e desde então o local se tornou o centro de treinamento do Ideal.

Nos 18 dias em que administrou o estádio, o Ideal chegou a transferir algumas coisas para o Ipatingão, como fazia o Tigre, mas os bens foram retirados ainda ontem pelos dirigentes do clube.
Mesmo entregando o estádio ao seu antigo gestor, o presidente do Ideal disse que estará disponível no que for preciso para contribuir com o atual Governo. “Nossa intenção é tentar manter e ajudar”, disse.

Como uma contrapartida, Cecília se comprometeu a ajudar o Ideal naquilo que estiver ao alcance da Prefeitura e colocou a secretaria de Esportes do município ao dispor de Kelisson. O time não disputará nenhum campeonato oficial neste primeiro semestre, mas o dirigente afirmou que pretende inscrever o clube na 2º divisão do Mineiro na próxima temporada.

Apesar de ainda não ter planos específicos para o estádio, Cecília afirmou que pretende fazer do local um ponto a ser utilizado para fins sociais, culturais e de lazer da população ipatinguense.

O ESTÁDIO
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer Carlos Magno Xavier, acompanhou o processo de devolução do estádio à Prefeitura e disse que será preciso realizar uma série de intervenções no Ipatingão para que ele volte a sediar partidas oficiais.

O estádio já possui cinco partidas agendadas do Campeonato Mineiro 2013. A primeira delas será disputada no dia 6 de fevereiro entre o Atlético Mineiro e o Tombense, da Zona da Mata Mineira, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. No entanto, Carlos Magno disse que é difícil afirmar se esse jogo poderá mesmo ser realizado na cidade.

As intervenções a que o secretário se refere vão desde a reforma do gramado, visivelmente danificado pela falta de cuidado, até os acessos de emergência, passando pela exigência de ambulâncias dentro do estádio durante as partidas. Cecília Ferramenta adiantou que pretende anunciar na próxima segunda-feira (7) o nome de quem irá dirigir o estádio durante sua gestão.

COPA
Além de desejar ter de volta a administração do gigante do Parque Ipanema, a prefeita de Ipatinga tem objetivos maiores com relação ao esporte na cidade. Ela contou que pretende trabalhar para que a cidade consiga ser reconhecida pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) como Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014.

O município já figura entre as cidades pré-selecionadas pela entidade que farão parte de um catálogo a ser distribuído entre os times que participarão do mundial. No entanto, pontos como o transporte, hospedagem e até mesmo o estádio, podem se tornar barreiras na hora da escolha.
Atualmente, 54 locais estão na lista da Federação. Mais uma versão é esperada para o segundo semestre deste ano, mas a relação final será conhecida somente no início de 2014.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com