Cidades

Ipatinga testa aceitação da merenda escolar

O teste permite saber se os cardápios são bem aceitos pelos mais de 22 mil alunos   (Crédito: José Barbosa – ACS/PMI)

 

IPATINGA – As escolas municipais de Ipatinga passam durante esta semana pelo teste de Aceitabilidade da Alimentação Escolar. O teste, acompanhado pela equipe diretiva, é um instrumento que permite saber se os cardápios, hoje oferecidos na rede municipal de ensino, são bem aceitos pelos mais de 22 mil alunos. A pesquisa está sendo realizada em 15 escolas e é uma exigência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. São utilizados na aplicação do teste parâmetros técnicos, científicos e sensoriais reconhecidos, e análise estatística dos resultados. O índice de aceitação tem que ser superior a 85%.

RESULTADO
Segundo o secretário de Educação, Maurício Mayrink, o Fundo Nacional recomenda repetir até oito vezes o teste de um mesmo alimento caso haja índice menor que 85%. “O resultado do teste é de suma importância. Através dele iremos detectar onde há desperdício de alimento, pois uma preparação pode ser aceita por uma determinada clientela e outra não”, frisa. Em Ipatinga, o cardápio é elaborado por nutricionista, que leva em conta a faixa etária do aluno, condições climáticas, hábitos alimentares e aspectos nutricionais.
Após o levantamento, a administração municipal vai divulgar o resultado aos pais e à comunidade. “Vamos apresentar os índices apontando a qualidade da alimentação servida nas escolas. Incentivamos os pais a orientarem seus filhos a trocarem a coxinha, o refrigerante, os biscoitos recheados, os lanches fast-food, por uma alimentação saudável e feita com carinho pelos nossos profissionais”, frisa Mayrink.

INFLUÊNCIAS
De acordo com a gerente da seção de merenda escolar, Eusa Maria, neste ano o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) está acompanhando a aplicação do teste. “As escolas e as preparações que serão avaliadas foram escolhidas pelos conselheiros do CAE”, informa. O Conselho irá atestar o resultado do teste. “Portanto, ele irá observar se fatores externos estão influenciando na aceitação do cardápio. Entre eles: ruído em excesso durante as refeições, visualização do alimento (aparência), venda de comida na porta dos estabelecimentos e merenda trazida de casa”, esclarece.

TABUS
“Ainda existe muito tabu em relação à alimentação escolar. Muitos pais preferem dar dinheiro aos filhos ou mesmo permitir que os mesmos levem merenda de casa do que se alimentar da comida feita na escola”, comenta Eusa Maria. A Prefeitura compra alimentos de primeira qualidade para a merenda escolar. Incentivamos a aquisição de hortifruti pela agricultura familiar. “O Setor de Alimentação Escolar está sempre atento à qualidade dos produtos, mas é necessário que o nosso cliente, nesse caso o aluno, aprove o nosso cardápio, pois é sabido que uma alimentação saudável contribui para uma melhor aprendizagem”, avalia.
As escolas municipais onde o teste está sendo aplicado são: Mário Casassanta, Gercy Benevenuto, Hermes de Oliveira Barbosa, Reino encantado, Sete de Outubro, Estrelinha Azul, Padre Bertollo, Padre Cícero, Artur Bernardes, Lucinda F. Madeira, Hugo Duarte Coutinho, Altina Olívia Gonçalves, João Reis de Souza, Vilma de Faria e Márcio Andrade Guerra.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com