Cidades

Ipatinga terá novo protesto contra corrupção neste sábado

Mobilização promete levar às ruas professores, servidores públicos e estudantes

 

IPATINGA – O Mutirão pela Ética e Cidadania de Ipatinga convocou para o próximo sábado (21) uma manifestação pelo fim da corrupção no município. A concentração vai acontecer às 9h, em frente à Praça do Três Poderes, de onde os manifestantes seguem rumo ao Parque Ipanema.
De acordo com a historiadora Marilene Tuler, coordenadora do movimento, a convocação obedece a uma estratégia do Movimento Nacional Contra a Corrupção de em todo feriado nacional realizar manifestações.
“Apesar de integrarmos um movimento nacional, nosso enfoque é trabalhar com as questões locais, como o não pagamento de funcionários das creches e a terceirização da saúde. A cada semana surge um escândalo novo”, declarou.
Essa vai ser a primeira manifestação de rua promovida pelo mutirão neste ano. Com faixas, cartazes e vestimentas pretas, os manifestantes prometem relembrar as últimas questões polêmicas vividas pelo governo Robson Gomes (PPS), como a aprovação das contas da Prefeitura em 2010 pelos vereadores. “Muitas coisas precisam ser esclarecidas. Por que se faz uma investigação, como foi o caso da Urbis, que favorece a prisão de pessoas no Espírito Santo, e aqui não acontece nada?”, questionou.
Assuntos como o não andamento das apurações do desvio de dinheiro na compra dos Kits Escolares e autorização do livre remanejamento dos 3% do orçamento por parte do Legislativo também estão em pauta.
“Como um prefeito vai fazer a terceirização dos serviços de saúde com apenas oito meses de mandato? Seria preciso no mínimo um mandato completo de quatro anos para que a estratégia desse certo. Acho que é preciso muito bom senso da população. Vamos cumprir o nosso papel de comoção popular. Porque não esquecemos facilmente os erros cometidos pela gestão municipal”, prometeu Marilene.
A mobilização pretende levar às ruas dirigentes, educadores pais e alunos das creches, professores municipais, servidores da área da saúde e ainda estudantes de várias idades.

JUVENTUDE
Também integrante da comissão organizadora da manifestação de sábado, o jovem Michael Bordes, de 18 anos, tem se valido das redes sociais para ganhar adeptos à causa. Assim, ele pretende levar quase 800 estudantes às ruas neste final de semana.
“Criamos um perfil no facebook e estamos usando a internet para convocar as pessoas. O grupo nasceu em virtude da convocação feita pelo movimento nacional ‘Queremos o fim da corrupção’. Vai haver manifestações em várias outras cidades. Ipatinga participa através da nossa atuação”, explicou.
Juntamente com o estudante Caique Vaz, de 17 anos, os jovens esperam fazer um protesto com a presença maciça de universitários e alunos do ensino médio das escolas locais.


“Apesar de integrarmos um movimento nacional,
nosso enfoque é trabalhar com as questões locais,
como a terceirização da saúde”.

Marilene Tuler, historiadora

 

MP abre investigação de terceirização da saúde
Ipatinga
– O Ministério Público responsável pela fiscalização na área da saúde em Ipatinga instaurou procedimento de investigação para apurar a convocação de organizações sociais pela Prefeitura de Ipatinga.
O governo Robson Gomes (PPS) publicou no final de março um edital conclamando as entidades para cadastramento junto à Administração Municipal para gestão de hospitais, unidades de saúde, entre outros.
Segundo o promotor Walter Freitas, foram requeridos ao ente municipal informações e documentos, em especial, aqueles protocolados pelas entidades que se inscreveram para eventualmente prestarem o serviço.


O promotor Walter Freitas quer todos os documentos relativos ao cadastramento das entidades sociais

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com