Cidades

Ipatinga tem representante entre os voluntários dos Jogos do Rio

IPATINGA – Entre os mais de 50 mil voluntários que irão trabalhar para que a Olimpíada do Rio seja um sucesso está um ipatinguense orgulhoso. Aos 45 anos, Elias de Oliveira Justino, operador da Laminação a Frio da Usiminas, está prestes a embarcar para a capital fluminense. Além do uniforme e da credencial que o distinguem como voluntário, Elias irá carregar também a responsabilidade de representar o Vale do Aço na maior competição esportiva do mundo.

A jornada do operador até os Jogos Olímpicos 2016 começou em agosto de 2014, quando fez a inscrição para o processo de seleção de voluntários. Elias participou de uma série de cursos e provas, tanto online quanto presenciais, no Rio de Janeiro, até ser oficialmente convocado no início deste ano. A felicidade ao receber a notícia só não foi total por um único detalhe. Amante do atletismo, esporte que pratica desde os 13 anos e no qual é competidor na modalidade salto com vara, na categoria máster, ele foi selecionado para trabalhar nas competições de ciclismo.

AUXILIAR DE ARBITRAGEM
A paixão e a experiência no atletismo o fizeram entrar em contato com a organização e pedir a mudança de área. Deu certo e Elias estará perto de alguns de seus ídolos no Estádio Olímpico, onde será realizada boa parte das provas do atletismo, na função de auxiliar da arbitragem. A participação será do dia 12 ao dia 18, em uma escala de trabalho das 6h30 às 14h. “Não sei se meu histórico no esporte contou para eu ser selecionado, mas com certeza será positivo tanto para eles quanto para mim. Sei de tudo dentro da pista”, afirma o operador, sem falsa modéstia.

Também pudera. Formado em Educação Física, presidente da Associação Máster de Atletismo do Vale do Aço (AMAVA) e atleta da Associação Esportiva e Recreativa de Ipatinga (Usipa), Elias participa inclusive de competições internacionais na categoria. “Já estive na Argentina, Colômbia, Uruguai, Peru, Itália e Austrália. Além disso, também organizo, por meio da AMAVA, torneios regionais para difundir o esporte.”

VOLUNTARIADO DE LONGA DATA
Ser voluntário é outra atividade que Elias tira de letra. Aos 12 anos começou a participar de iniciativas nos grupos de jovens na igreja que frequentava e, desde então, ingressou na Pastoral Familiar, ministrou aulas de Educação Física numa entidade assistencial e é voluntário nas campanhas promovidas pela Usiminas, onde trabalha há mais de 20 anos.

Mesmo sabendo de seu histórico no esporte e no voluntariado, algumas pessoas têm questionado Elias se vale à pena trabalhar gratuitamente em um evento como a Olimpíada, em um período de crise política e econômica do país. A resposta vem fácil. “Compreendo que o país tem uma série de problemas, mas não posso deixar de viver meu sonho por isso. Mesmo como voluntário, viverei uma experiência que vai ficar pra sempre na minha memória e no meu currículo de atleta”, afirma.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com