Esportes

Ipatinga tem 400 alunos da rede municipal graduados no judô

IPATINGA – O aluno Pedro Lucas Boy, de 15 anos, da Escola Municipal Padre Cícero de Castro, é um dos 400 alunos da rede municipal de ensino de Ipatinga que mudaram de faixa no judô ao longo de 2015. A graduação aconteceu durante a cerimônia de encerramento da 2ª edição do Festival Esportivo do projeto Aprender Mais da Prefeitura de Ipatinga.

“Por meio do esporte melhorei minha concentração, fiquei mais focado nos estudos. E com o apoio da minha família, dentro e fora da escola, minhas notas também melhoraram”, conta Pedro, aluno do 8º ano. Acompanhado do pai, Sherlon Antonio Xavier Ferreira, 38, a família era só alegria. “Pedro venceu muitas barreiras na rotina escolar e, também, emocionais. Além disso, ele foi destaque em duas competições neste ano”, orgulha-se.
É a segunda vez no semestre que o evento reúne pais, alunos e professores de 19 escolas municipais para o encerramento do festival esportivo e troca de faixas dos judocas. A cada edição cerca de 200 estudantes foram graduados.

APRENDER MAIS
O projeto Aprender Mais é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ipatinga e a Usipa, desde 2014. Além do transporte e de pessoal, a Prefeitura garante aos alunos material didático, lanche e uniforme para as atividades pedagógicas e esportivas realizadas dentro e fora das unidades escolares. As atividades estão organizadas em forma de oficinas de reforço escolar, atividades culturais, artísticas, esportivas e recreativas.

De acordo com o presidente da Usipa, César Paiva Pinto, o evento marca o final de mais uma etapa de uma parceria de sucesso entre a Prefeitura de Ipatinga e o clube. “É importante agradecermos à Prefeitura pela confiança depositada em nossos profissionais para o desenvolvimento deste projeto que está transformando a vida dos alunos da rede municipal de Educação”, disse.

OPORTUNIDADES
A secretária municipal de Educação, Leida Tavares, destacou a importância das parcerias para os resultados positivos do projeto. “É por meio de uma educação inclusiva e integral que vamos criar oportunidades para nossas crianças, jovens e adultas. E a Educação Integral só se consolida como política pública quando há o envolvimento de toda a comunidade escolar”, avalia.

Também participaram da cerimônia Maria Celeste Vasconcelos Brandão, gerente do Ensino Fundamental da rede municipal de educação, Julio André Pereira, gerente da seção de programas e projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação, Celestino Batista Neto, gerente geral da Usipa e Nilson Moura de Oliveira, gerente de esportes da Usipa.

DISCIPLINA

De acordo com o coordenador da modalidade no clube, Hevilmar dos Santos Rocha, para cada troca de faixa é preciso conhecimento teórico e prático. “No caso dos alunos participantes do projeto Aprende Mais, a cobrança é ainda maior. Frequência e disciplina nas atividades na Usipa e na escola também são observadas para a graduação”, destaca.

A aluna da Escola Municipal Artur Bernardes, Camille Pereira Silva, de 13 anos, concorda. “Estou aprovada nas disciplinas escolares e agora vim para a troca de faixa no judô. No esporte eu aprendi a respeitar mais as pessoas e ganhei respeito também”, comemora a estudante do 7º ano.


Pedro Lucas e o pai Sherlon Antonio Xavier Ferreira: mudança no comportamento foi notável com a prática do esporte


A aluna da Escola Municipal Artur Bernardes, Camille Pereira Silva, comemora a aprovação na escola e no judô

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com