Cultura

Ipatinga sedia reunião itinerante do Consec

IPATINGA – Representantes do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec) estiveram em Ipatinga, na tarde desta quinta-feira (7/11), para reunião itinerante com os agentes culturais da macrorregião do Rio Doce. O encontro integra as atividades do programa do governo estadual, “Minas Território da Cultura”, e aconteceu no auditório do 7° andar da Prefeitura de Ipatinga.

A reunião contou com a presença da secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, que deu início ao diálogo, apresentando as principais políticas públicas culturais vigentes em Minas. “As reuniões itinerantes do Consec fazem parte do maior programa de descentralização das ações culturais já realizado no estado, e o principal objetivo é promover a aproximação do poder público estadual com as lideranças municipais”, explica Parreiras.

Após a apresentação da secretária, os conselheiros estaduais iniciaram um debate com os participantes do encontro, a fim de compreender as particularidades regionais. Para o agente cultural Didi Peres, tais encontros representam uma oportunidade de interação entre os poderes públicos municipal e estadual. “As reuniões itinerantes permitem que o Estado possa nos apresentar a estrutura que hoje existe para garantir o acesso aos bens culturais. Além disso, é o momento que os agentes locais têm de mostrar a realidade local. Todos se beneficiam com encontros como este”, avalia o Didi Peres.

O Consec foi criado pela Lei Delegada nº 180, sendo um órgão colegiado cuja missão é acompanhar a elaboração e implantação das políticas públicas do estado para a cultura. A reunião em Ipatinga contou com a presença dos conselheiros estaduais de Cultura, Makely Ka, Magdalena Rodrigues, Enrique Natalino e Rubem dos Reis. Também participaram da reunião conselheiros municipais de Cultura e do Patrimônio, gestores culturais, classe artística e representantes do poder público de municípios da região do Rio Doce.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com