Esportes

Ipatinga sedia evento inédito de MMA

Lutadores treinam para subirem ao octógono: evento inédito será realizado neste sábado, na Usipa
(Crédito: André Almeida)

IPATINGA – Acontece neste sábado (15) a primeira edição do Vale do Aço Fight, evento de lutas mistas a ser realizado no ginásio da Usipa. Serão 20 atletas profissionais, sendo cinco da região e outros 15 vindos de diferentes cidades do país, para competirem em 10 lutas: sete de Mixed Martial Arts (MMA), duas de Muay Thai e uma de Submission, modalidade de luta corpo contra corpo que une elementos de outras modalidades como o jiu-jitsu e o judô. A previsão é que cada luta tenha três rounds e dure, ao todo, 15 minutos.

O campeonato é promovido pela equipe do Esporte no Vale, academia Bem Estar Club e também academia Paiva, da cidade de Viçosa, e organizado pelo educador físico Aurélio Diniz Neto. Ele, que também é lutador de MMA, afirma que a ideia do Vale do Aço Fight surgiu há cerca de seis anos quando as lutas ainda não eram tão populares no Brasil.

Aurélio também é o treinador de dois atletas da região que irão competir no evento. Um deles é o fabricianense Breno Felipe, de 20 anos, que irá lutar na categoria peso pena, para atletas de até 60 quilos. Ele explicou que vem se preparando há três meses para a luta, em uma rotina que inclui treinos pesados e alimentação equilibrada. Apesar da pouca idade, Breno conta que se relaciona com a luta há pelo menos 10 anos e há quatro se aperfeiçoou no boxe.

Nesta quinta-feira, Breno e Gabriel Wânio, lutador também treinado por Aurélio, realizaram um último treino antes da luta de sábado.

MULHERES
Os presentes no Vale do Aço Fight também poderão assistir a um duelo entre as atletas Cris Macfer e Chayen Gaspar, únicas representantes do sexo feminino no evento. Elas irão subir ao octógono para uma disputa de Muay Thai que promete ser acirrada, já que as duas lutadoras estão invictas no circuito. “A gente quer dar valor pra luta feminina, quer a mulher praticando”, afirma Aurélio.

Todos os competidores estarão nesta sexta-feira (14) no Shopping do Vale do Aço realizando a pesagem obrigatória antes da luta. “A pesagem é o início do processo, quando o atleta sobe na balança e logo depois tem aquela tradicional encarada entre os dois atletas”, adiantou Aurélio.

ACEITAÇÃO
O organizador do evento disse que a realização do Vale do Aço Fight foi possível devido à grande disseminação das artes marciais no país e o interesse do público pelas lutas, que já criou pelo menos um ídolo nacional: o lutador Anderson da Silva, especialista em Muay Thai e atual campeão mundial da categoria peso médio do Ultimate Fighting Championship (UFC).

Aurélio também disse que um dos motivos que o levou a fazer o evento é a oportunidade de poder sentir de perto “a emoção de ver uma luta ao vivo no Vale do Aço”.
No sábado, o evento terá início às 19 horas, mas os portões do ginásio serão abertos com uma hora de antecedência.

Os ingressos para o Vale do Aço Fight podem ser adquiridos na loja Donna Flor, no bairro Cidade Nobre, loja Triton, no Shopping do Vale, e na Academia Bem Estar Club, em Coronel Fabriciano e Timóteo. Os primeiros lotes de ingresso custam R$ 25 para arquibancadas e R$ 40 para as cadeiras. Mais informações pelo telefone (31) 3848-2347.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com