Cultura

Ipatinga reúne educadores em Seminário do PNAIC

Secom PMI

IPATINGA – Professores alfabetizadores da rede municipal de Ipatinga participaram do Seminário de Abertura do Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A capacitação, realizada pela Prefeitura, deu início às atividades do PNAIC no segundo semestre de 2015. O objetivo da formação foi orientar as atividades a serem conduzidas pelos educadores nas turmas de 1º, 2º e 3º anos da rede de ensino.

Os alunos da Escola Municipal Benvinda Moreira Pacheco cuidaram da apresentação cultural do evento. Os músicos Wanderson Franco de Sá e Ednei Geraldo de Brito, do Programa Mais Educação, executaram o Hino Nacional Brasileiro.

TECITURA
A palestra da professora universitária Edna Imaculada Inácio de Oliveira, cujo tema foi “Tecendo Aprendizagens e Destecendo Práticas”, norteou as discussões. Durante o seminário, a palestrante também falou sobre a sua trajetória como professora alfabetizadora e abordou os conhecimentos teóricos que transformaram a sua prática em sala de aula.

“A capacitação é o momento de pensar como aprendizagens auxiliam o educador a construir um novo ‘tecido’. Ou seja, como ele pode somar as suas experiências adquiridas ao longo do tempo e transformar este conhecimento em atividades voltadas para alfabetização e letramento das crianças”, explicou a professora Edna Imaculada.

MOTIVAÇÃO
Na avaliação da professora Geralda Elena Martins Oliveira, da Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé, os encontros de formação do PNAIC trazem mais motivação para o seu trabalho em sala de aula. “Aprendemos a trabalhar a ludicidade na alfabetização das crianças. Com os jogos, livros e materiais didáticos encaminhados pelo programa do governo federal, nossos alunos interagem mais nas atividades das aulas e compreendem melhor o conteúdo”, detalhou a educadora alfabetizadora que está na rede municipal de ensino há quatro anos.

CRESCIMENTO
A secretária de Educação de Ipatinga, Leida Tavares, por sua vez, enfatizou que os resultados das avaliações do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), neste ano, comprovam a eficácia do PNAIC, do investimento na formação continuada e da atuação dos professores alfabetizadores desde a implantação do programa do governo federal.

“Hoje temos mais de 80% dos alunos, com oito anos, no programa lendo e escrevendo com fluidez, que são habilidades exigidas para nessa idade. Quando implantamos o Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa, em 2013, 68% dos alunos nesta faixa etária tinham essas habilidades desenvolvidas”, informou a secretária.

Ainda durante o seminário, Leida Tavares contextualizou o programa desde sua implantação, apresentou a equipe de coordenadores e orientadores do PNAIC e detalhou o programa de alfabetização do município A-E-Ipatinga. “Trata-se de uma política educacional do município que agrega as atividades já previstas no PNAIC e estende as ações para os alunos do 4º e 5º anos. O programa vem completar o Pacto, que tem uma avaliação muito positiva entre os educadores da rede municipal de ensino”, encerrou a secretária de Educação, Leida Tavares.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com