Cidades

Ipatinga retoma aulas presenciais

Pais continuam tendo a opção de escolher o formato para estudo dos filhos

IPATINGA – Com a observância de todos os protocolos sanitários e de segurança contra a Covid-19, as escolas municipais de Ipatinga retomaram as atividades do ano letivo de 2021 de forma presencial, nesta segunda-feira (10), e amanheceram mais alegres com o comparecimento de milhares de crianças e adolescentes que chegaram empolgados e cheios de vontade de aprender.

Depois de sair da Onda Roxa, que obedecia a critérios estabelecidos pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Ipatinga autorizou a volta às aulas nas escolas em conformidade com as exigências do Decreto Municipal 9.666/2021, publicado no dia 3 de maio. A decisão leva em consideração a reestruturação do sistema de Saúde local, a intensificação da vacinação e o fato de todas as escolas estarem devidamente preparadas quanto aos protocolos sanitários e de segurança, contando ainda com equipe técnica habilitada para atuar neste momento de pandemia e receber os alunos.

ORGANIZAÇÃO

A secretária de Educação Patrícia Avelar destacou a organização presente nas escolas nessa nova retomada. “Desde a primeira vez que optamos pela forma semipresencial no ensino na rede municipal, o que vemos são escolas extremamente organizadas. Nossos alunos, assim como os professores e demais servidores, sempre são orientados por profissionais acerca de procedimentos-padrões para evitar a propagação do coronavírus e garantir a proteção de todos”, disse.

Assim como em fevereiro, todas as unidades escolares foram especialmente preparadas para exercer as atividades presenciais de forma segura e receber os estudantes em escalas de revezamento no formato semipresencial: 50% de forma presencial e 50% de forma remota. A volta às aulas, desta vez, acontece para todas as turmas, do Maternal I até o 9º ano.

FORMATO

A Secretaria de Educação reforça que mantendo o diálogo e democracia, neste momento de pandemia, os pais ou responsáveis podem definir se os filhos estudarão no formato semipresencial ou somente no remoto. Para os alunos que optarem pelas aulas remotas, os cadernos de atividades poderão ser acessados on-line na plataforma Educasa ou retirados diretamente nas escolas, onde ficarão disponíveis no formato impresso.

O prefeito Gustavo Nunes enfatizou a importância deste retorno para o município. “Hoje é um dia importante para o sistema de Educação de Ipatinga, pois temos a oportunidade de retomar as aulas que foram suspensas em virtude da ‘Onda Roxa’ imposta pelo Estado. Retornamos ainda com mais segurança e na certeza de que o melhor para nossas crianças é estarem na escola, no convívio presencial com o aprendizado, com o professor e com os colegas”.

ACOMPANHAMENTO

A Secretaria de Saúde estabeleceu indicadores para Acompanhamento e Monitoramento da Pandemia Covid-19, por meio de avaliação epidemiológica quinzenal.

O Score (levantamento) de risco para contaminação dentro das escolas será realizado por meio de avaliação e acompanhamento dos principais indicadores que balizam a evolução da pandemia no município de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com