Cidades

Ipatinga realiza “Dia D contra a Dengue”

(Crédito: Secom/PMI)

 

IPATINGA – Neste domingo (08), a Prefeitura Municipal promove mais uma ação de alerta para a prevenção e combate à dengue. A mobilização do “Dia D contra a Dengue” está agendada para as 8h, no Parque Ipanema, com atividades lúdicas, educativas e de orientação da população sobre a doença. Na oportunidade, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre o tema.

A ação também marca o lançamento da campanha municipal “Não dê tempo para a Dengue”. O objetivo é estimular as pessoas para que dediquem 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito em suas casas. De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Ipatinga, o ambiente doméstico ainda concentra 60% dos focos do mosquito transmissor da dengue.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Ipatinga, Telma Semirames, explica que a comunidade já conhece as ações de prevenção. Mas ainda assim, é preciso reforçar que as medidas são simples, tomam pouco tempo e devem ser realizadas constantemente. “O ciclo de eclosão da larva para se transformar em mosquito é de 7 a 10 dias. Por isso, é importante vigiar e eliminar, semanalmente, os locais que possam vir a acumular água e se tornarem criadouro do mosquito”, pontua.

Durante a ação do “Dia D contra a Dengue”, haverá também distribuição de mudas de citronela para a comunidade. A planta é um repelente natural de moscas e mosquitos, entre eles do Aedes aegypti, no ambiente doméstico e quintais. Mas os técnicos da Secretaria de Saúde de Ipatinga alertam que a planta é mais um fator para afastar o mosquito. “A citronela ajuda, mas só a eliminação dos focos do mosquito afasta o perigo em definitivo”, reforça Telma Semirames.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com