Cidades

Ipatinga pede mais parceria na conservação de espaços públicos

As ruas 15 e Cimbídio, no bairro Nova Esperança, eram depósitos de lixo e entulho


Depois da intervenção tornaram-se um espaço aprazível e limpo

IPATINGA – A Prefeitura Municipal tem apostado na revitalização e projetos paisagísticos para coibir o descarte ilegal de lixos e entulhos em áreas públicas. Nos últimos 12 meses, pelo menos 10 locais considerados “pontos críticos” receberam limpeza completa, seguida de plantio de gramas e árvores de espécies ornamentais e frutíferas. Mas o êxito do trabalho depende, e muito, do apoio da comunidade para evitar que esses locais voltem a se tornar, em pouco tempo, áreas degradadas.

Este é o temor de uma parte da comunidade do bairro Bethânia que foi contemplada pelas intervenções da Prefeitura de Ipatinga. Menos de 72 horas após o trabalho de limpeza e jardinagem realizado no entroncamento da rua Bolonha com a Avenida José Raimundo, dezenas de placas de grama foram furtadas do local.

ESPAÇOS PÚBLICOS
A área, de nove mil metros quadrados, foi totalmente limpa no final de maio. Na última sexta-feira (3), equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e da Infrater Engenharia, com a participação de alunos da Escola Municipal Chirlene Pereira, fizeram o plantio de 109 mudas de 14 espécies de árvores frutíferas e ornamentais. A ação integrou a programação da Semana do Meio Ambiente – “Ipatinga Consciente: Fortalecendo ações, minimizando impactos” –, que pede, justamente, o envolvimento da comunidade na manutenção da cidade.

O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Ipatinga, Gustavo Finocchio, explica que o município investe recursos financeiros, de pessoal e equipamentos, para fazer a revitalização e conservação das áreas públicas. No último trecho da Rua Bolonha recuperado no Bethânia, por exemplo, foram necessários 10 dias de trabalho, com 15 profissionais atuando e mais de 18 caminhões de entulhos e lixos removidos, sem contar o envolvimento espontâneo dos alunos da escola e da comunidade do entorno no plantio das mudas. “A área é pública, pertence à população. Por isso, pedimos que as pessoas valorizem e ajudem a cuidar do local que é de toda comunidade”, apela o secretário.

RESULTADOS POSITIVOS
No trecho da Rua Bolonha e Avenida José Raimundo foram implantados 60 metros quadrados de jardins nas bordas do canteiro, com o plantio das espécies conhecidas como pingo de ouro, roxinho e gramado. No local também foram plantadas mudas de árvores de pequeno porte, como aroeira salsa, murta, ipê de jardim, urucum e astrapéia, e também frutíferas (acerola, goiaba, romã, amora e noni). Antes o espaço era usado como depósito de todo o tipo de lixos, entulhos e até animais mortos descartados irregularmente.

PERSISTÊNCIA
Apesar da ocorrência, a Prefeitura de Ipatinga continua a investir na recuperação de áreas degradadas, como forma de sensibilizar e conscientizar a comunidade e, ao mesmo tempo, coibir o descarte irregular de lixos e entulhos na cidade. Em muitos pontos, os espaços recuperados têm sido mantidos pela população do entorno, como é o caso de um terreno na Avenida José Fabrício Gomes, também no bairro Bethânia, recuperado há mais de seis meses.

Outro exemplo positivo é uma área no cruzamento das Ruas 15 e Cimbídio, no bairro Nova Esperança, que também era usada como depósito irregular de entulhos e atualmente virou um “novo cartão postal” para os moradores. Além disso, os serviços de revitalização e recuperação de áreas públicas já foram realizados em antigos “pontos críticos” no Canaã, Canaãzinho, Jardim Panorama, Vila Celeste e Parque Ipanema. O trabalho inclui algumas rotatórias e praças da cidade, recuperação de áreas de mata ciliar, nascentes e reflorestamento de encostas.


Funcionários da limpeza urbana catam entulhos da rua Bolonha com avenida José Raimundo, no Bethânia


A área é revitalizada com participação da comunidade escolar, que planta mudas após plantio de grama pela PMI


Parte da grama é roubada, mas mesmo assim o espaço público ganha novo aspecto na Bolonha com José Raimundo

 

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com