Cidades

Ipatinga inicia vacinação

A mobilização nacional da campanha (Dia D de Vacinação) será no próximo sábado (16)

 

IPATINGA – O Município deu início nesta segunda-feira (11) à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação. Todas as crianças com idade até cinco anos devem ser levadas à Unidade de Saúde mais próxima ou ao ambulatório do Shopping do Vale do Aço, que novamente é parceiro da Administração Municipal na promoção à saúde. Nas unidades dos bairros Vila Formosa e Bom Jardim II, as vacinas serão distribuídas somente no dia 16. A mobilização nacional da campanha (Dia D de Vacinação) será no próximo sábado (16), em todas as Unidades, das 8h às 17h. Pais e responsáveis não podem esquecer de levar o cartão de vacina das crianças.
As crianças serão imunizadas nesta primeira fase contra a paralisia infantil, com duas gotinhas. A segunda etapa acontecerá no mês de agosto. Na oportunidade, será realizada a Multivacinação, onde as crianças vão poder colocar em dia o cartão de vacina, caso tenha alguma dose em atraso. A Administração Municipal pretende imunizar contra a paralisia infantil cerca de 16 mil crianças.
“A Poliomielite já é uma doença erradicada no país há mais de 10 anos devido à inserção dessa vacina no calendário básico vacinal. Mas é importante ressaltar que em 2014 vamos sediar a Copa do Mundo, onde teremos um fluxo intenso de pessoas vindas de países que ainda registram casos de paralisia infantil. Precisamos manter erradicada essa doença no Brasil e para isso é importante que estejamos nos preparando por meio da imunização das nossas crianças, que é a vacinação coletiva”, explica a gerente da Seção de Vigilância Epidemiológica, Viviane Rievert Mendes.
Nesta primeira etapa da vacinação, realizada no período de 11 de junho a 6 de julho, a meta é vacinar 95% das crianças com até cinco anos de idade em todo o município. A vacina é oral e cada criança receberá duas gotinhas, independente de tê-la recebido em campanhas anteriores.
A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são raros, conforme especialistas da Prefeitura de Ipatinga. Caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e, em certos casos, paralisia, a poliomielite deve ser imediatamente notificada para a Vigilância Epidemiológica da cidade. Após tomar a vacina, o organismo leva até 14 dias para estar totalmente protegido.


“A expectativa é de que cerca de 16 mil crianças sejam vacinadas”, afirma Viviane Rievert    (Crédito: José Barbosa  ACS/PMI)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com