Cidades

Ipatinga inicia apuração do novo índice de dengue

IPATINGA – Até a próxima quarta-feira (19), os agentes de controles de endemias da Secretaria Municipal de Saúde estarão em campo para realizar mais um Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) em Ipatinga. Equipes da Prefeitura irão vistoriar, em domicílios, lotes vagos e logradouros públicos, possíveis focos criadouros de larvas do mosquito transmissor da dengue.

Este é o segundo levantamento realizado no ano. A expectativa da Secretaria de Saúde é conseguir, com o apoio da comunidade, reduzir ainda mais o índice de infestação. O LIRAa realizado em janeiro de 2014 identificou a presença do mosquito transmissor em 2,9% das residências, enquanto em outubro de 2013 o índice registrado foi 3,2%.

ALERTA

“Apesar da gradativa queda nos levantamentos, a comunidade precisa se manter vigilante e continuar, juntamente com o município, a campanha de prevenção e combate da dengue”, pontua a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Ipatinga. A profissional explica que a apuração do LIRAa é fundamental para nortear e intensificar as ações dos agentes de endemias.

IDENTIFICAÇÃO

A comunidade pode colaborar recebendo os profissionais que atuam no combate à dengue em sua residência. Mas é preciso ficar atento à identificação dos profissionais. Os agentes trabalham uniformizados e sempre utilizam crachá funcional, com nome completo, foto, número de matrícula na Prefeitura de Ipatinga e cargo. Todos os profissionais também portam uma bolsa de lona da cor caqui, identificada com brasão da Prefeitura de Ipatinga. Em caso de dúvida, o morador pode confirmar a identidade do agente de sua área (bairro) junto ao Controle de Zoonoses de Ipatinga, pelo telefone (31) 3829-8383.

Município registra 111 casos em 2014
Dados da Vigilância Epidemiológica apontam redução significativa no número de casos de dengue em Ipatinga registrados nos primeiros meses do ano, na comparação com o início de 2013, quando o município vivenciou uma situação de epidemia. Em 2014 foram confirmados 111 casos, sendo 45 em fevereiro e outros 66 em janeiro. De janeiro a abril do ano passado foram 9.050 notificações, com média de 2.250 registros por mês.

Sobre o mosquito

O mosquito Aedes aegytpti prefere o ambiente úmido para colocar seus ovos, que podem sobreviver até 450 dias no ambiente. Bastam apenas alguns milímetros de água para um ovo eclodir e, em uma semana, se transformar em mosquito adulto. O ciclo de vida do Aedes aegytpi é de 35 dias e o número de pessoas que pode ser infectada é ilimitado. É preciso estar atento a situações, como pratinho embaixo do vaso de planta, bebedouros de animais e objetos no quintal acumulando água da chuva, para se evitar a proliferação do mosquito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com