Cidades

Ipatinga inaugura Sala Mineira do Empreendedor

IPATINGA – Na próxima sexta-feira (29), às 13h, será inaugurada no município a Sala Mineira do Empreendedor, resultado de parceria entre a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A repartição contribui para melhorar e simplificar o ambiente de negócios na região.

O principal objetivo da Sala é reunir em um único espaço o empreendedor, o poder público e as entidades de fomento ao empreendedorismo, diminuindo a burocracia e agilizando processos. Ela vai oportunizar a instalação e aperfeiçoamento de novos empreendimentos, bem como aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável das empresas da região.

Localizada no andar térreo da Prefeitura, a Sala do Empreendedor funcionará de 11h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nela os empresários poderão receber orientações sobre contas públicas e captação de recursos. Será facilitada, também, a abertura de micro e pequenas empresas (MPE), assim como o registro de microempreendedores individuais (MEIs). Tornam-se mais acessíveis os produtos da Jucemg e do Sebrae Minas.

APOIO

Nesta segunda- feira (25) o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luiz Campelo Filho, recebeu em seu gabinete uma comitiva do Sebrae. Além da inauguração da Sala Mineira do Empreendedor, a entidade oferecerá ainda uma consultoria à Prefeitura, visando uma avaliação e revisão dos processos internos a fim de garantir mais simplicidade e agilidade para quem deseja abrir o próprio negócio.

“O Sebrae já tem todo esse apoio e nós vamos trabalhar para que isso ocorra da forma mais rápida possível. Nós não podemos permitir que a burocracia, que já existe, seja uma barreira para isso. Nós seremos facilitadores, queremos facilitar a vida do empreendedor e ir ao encontro das necessidades das pessoas. É a necessidade do nosso país. Não vamos perder essa oportunidade de fazer juntos”, contextualiza Nardyello Rocha.

AGILIDADE

“A Sala do Empreendedor é uma oportunidade de desenvolvimento para o município. Sua forma de atuação é embasada em três pilares básicos: orientações e informações, serviços e capacitações”, explicou a coordenadora, Andrea Lage. Para ela, uma das grandes vantagens asseguradas é a desburocratização. “Para que o empreendedor formalizasse seu empreendimento era necessário que recorresse ao município, providenciasse uma Inscrição Estadual e, junto à União, por meio da Receita Federal, para obter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ. Com a Sala do Empreendedor, em um único momento e no mesmo espaço ele já vai obter as Inscrições Municipal e Estadual, além do CNPJ. O prazo de abertura de empresa, que hoje é de seis dias, deverá ser reduzido a quatro dias”, explica.

MEI 

Ainda conforme Andrea, dentre outros serviços a Sala terá um atendimento voltado para o Microempreendedor Individual (MEI). “Teremos uma equipe preparada para orientar as pessoas, com consulta de viabilidade do empreendimento, para tirar dúvidas sobre a compatibilidade do exercício daquela atividade pretendida com o local onde ele(a) quer se instalar. Após esses procedimentos e deferido o processo, já faremos a inscrição no MEI e o cidadão sairá com seu empreendimento formalizado”, detalhou.

Para Alessandro Lima Chalub, analista do Sebrae, “conseguir o aval do prefeito é fundamental para que as áreas envolvidas assumam, de forma prioritária, esse processo de consultoria. O Brasil é um país que tem uma disfunção da burocracia muito grande hoje. Vamos tentar atacar esse problema, para que em Ipatinga esse processo seja mais simples do que em outros lugares. Será um grande ganho para a cidade, pois sabemos que é difícil empreender no Brasil, mas vamos tirar algumas barreiras para as pessoas poderem empreender, gerarem emprego e renda para a cidade.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com