Vida & Saúde

Ipatinga garante exames gratuitos de mamografia

IPATINGA – Outubro é o mês em que se comemora a luta contra o câncer de mama em todo mundo. O rosa é a cor oficial da campanha, que tem o objetivo de chamar a atenção das mulheres – e também de seus companheiros, amigos e familiares – para a prevenção e a importância do diagnóstico precoce. A Prefeitura de Ipatinga apoia o movimento e, principalmente, participa ativamente de ações de promoção da saúde, inclusive colorindo de rosa a página inicial do Portal do Cidadão – www.ipatinga.mg.gov.br.

Na manhã desta terça-feira (01), a prefeita Cecília Ferramenta participou da abertura do “Outubro Rosa” em Ipatinga, realizado pelo Conselho da Mulher Empreendedora da Aciapi-CDL de Ipatinga, no auditório da associação.

EXAMES

“A rede municipal de Saúde garante a mamografia para todas as mulheres a partir dos 35 anos, e já atendemos mais de oito mil pedidos este ano”, confirmou a prefeita Cecília Ferramenta, convocando as mulheres que ainda não realizaram exames preventivos a agendar o serviço na unidade de saúde mais próxima de sua residência. “O ‘Outubro Rosa’ é importante para chamar atenção de todas – e todos – para cuidar da saúde”, reforçou.

Uma das idealizadoras do “Outubro Rosa” em Ipatinga, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Maria Zilda Torres, destacou importância dos parceiros e da adesão da comunidade ao movimento. “Toda parceria é bem vinda, para falar sobre prevenção e informar as pessoas sobre onde e como buscar exames, atendimento e tratamento”, reforçou Maria Zilda.

PROGRAMAÇÃO
Além de ações educativas, a programação do “Outubro Rosa” em Ipatinga inclui a presença da Unidade Móvel de Mamografia, em parceria com o Estado, entre os dias 3 e 11 de outubro. O equipamento vai funcionar em frente à Policlínica Municipal, no bairro Cidade Nobre, com capacidade para realizar até 50 exames por dia, já agendados nas unidades de saúde de Ipatinga. Também está confirmada a “Caminhada Rosa”, para o dia 20 (domingo), a partir das 8h, no Parque Ipanema.

SAÚDE DA MULHER

Em Ipatinga, o exame de mamografia (rastreamento ou de diagnóstico) é garantido, gratuitamente e sem fila de espera, a todas as mulheres com idade entre 35 e 69 anos e em qualquer idade, para aquelas com histórico de câncer na família ou indicação médica. O serviço deve ser agendado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e é realizado no Hospital Márcio Cunha (Unidade 1) e laboratório São Judas Tadeu. Em caso de alterações no exame, a mulher é encaminhada para nova consulta com um mastologista e, se o diagnóstico for positivo, o município garante todo o tratamento e acompanhamento gratuito. Até o ano passado, o exame era garantido para pacientes a partir de 45 anos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com