Cidades

Ipatinga faz campanha de multivacinação

IPATINGA – De 19 a 30 de setembro, a Prefeitura de Ipatinga, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza a Campanha Nacional de Multivacinação 2016. O objetivo é verificar os cartões de vacinação e, assim, garantir a proteção de crianças e adolescentes com as vacinas disponibilizadas pelo calendário nacional de vacinação. Em Ipatinga, a população conta com 17 salas de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde da rede municipal, com atendimento de segunda à sexta-feira.

Além das crianças menores de cinco anos, este ano, também são convocados os adolescentes, meninos e meninas, de nove a 14 anos para avaliação e atualização da caderneta. Esse último grupo tem uma maior resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os seus filhos nesta faixa etária. Mas, com a evolução do calendário nacional de vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária, para garantir a proteção, ou foram incluídas recentemente.

CARTÃO EM DIA

O Ministério da Saúde, as Secretarias de Estado e Municipal de Saúde e toda a comunidade científica relacionada à imunização reforçam a importância de manter o cartão das crianças e dos adolescentes em dia. A campanha busca atingir pessoas que por algum motivo não foram imunizadas. São vacinas seguras, praticamente sem efeitos colaterais, mas imprescindíveis para garantir a proteção das crianças e adolescentes. Por isso, é importante observar a idade de cada vacina, bem como as doses de reforço.

É importante destacar as vacinas do calendário básico, disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga e todo o Brasil, fornecidas pelo Ministério da Saúde. O órgão federal encaminha as doses para a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) que por sua vez faz a distribuição para os municípios.

DIA D

O dia “D” da campanha será realizado no sábado, 24 de setembro. Neste dia, todas as 21 Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga funcionarão, das 8h às 17h, exclusivamente para avaliação e atualização da caderneta de vacinação dos públicos alvos. A vacinação é seletiva, desta forma não há meta a ser alcançada.

No entanto, a campanha, com destaque o dia “D”, será mais uma oportunidade para atualizar a vacinação de meninos e meninas contra sarampo, rubéola, caxumba, tétano, difteria, meningocócica C, pneumocócica 10, febre amarela e contra o HPV para as adolescentes. “Em muitos casos, as vacinas podem prevenir a doença ou impedir a sua forma mais grave, diminuindo inclusive, internações ou até a mortalidade. O objetivo é garantir a proteção dos públicos-alvo da campanha”, completa a referência técnica em Saúde da Criança e do Adolescentes e da Mulher da Prefeitura de Ipatinga, Sirley Rodrigues.

BOLSA FAMÍLIA
No Dia D da Multivacinação, no sábado (24), os profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga vão verificar o peso, altura e situação nutricional das crianças menores de sete anos beneficiárias do Bolsa Família. Portanto, as família acompanhadas pelo programa federal deverão apresentar também o cartão do Bolsa Família ou cartão de saúde. O resultado é registrado no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde uma vez por semestre e é uma das condicionalidades para o recebimento do benefício.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com