Cidades

Ipatinga estuda sistema de integração de ônibus

IPATINGA – Dentro do pacote de melhorias no transporte público acordado entre a atual administração e a empresa concessionária do serviço, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, se reuniu recentemente com dirigentes da empresa Saritur solicitando um estudo imediato para a implantação do sistema de integração de ônibus no município. O mecanismo permite que o usuário chegue a qualquer bairro da cidade pagando apenas uma passagem, tendo um tempo limite para fazer a baldeação de um ônibus para outro.  

LEVANTAMENTO

Os levantamentos serão feitos em duas etapas e a empresa tem o prazo de quatro meses para apresentar à administração municipal o resultado dos estudos. A primeira parte do trabalho compreende a fase de adequações de rotas e horários das linhas de ônibus com a finalidade de fazer a integração temporal, em que o usuário possui um tempo limite para fazer a baldeação de um ônibus a outro. Já a segunda fase trata efetivamente da implantação do sistema de integração, quando será analisada a viabilidade da construção de terminais em pontos que possibilitem a integração dos ônibus. Nesta fase, o objetivo é implantar o mecanismo de integração física, que possibilita ao usuário fazer a troca de ônibus independente do prazo.

SEM SURPRESA

O prefeito Nardyello Rocha enfatiza que nenhum usuário do transporte coletivo será pego de surpresa por qualquer modificação que possa ser feita no sistema de transporte coletivo. “O que nós estamos pedindo é que a empresa faça um levantamento para a implantação do sistema de integração que visa melhorar o transporte na cidade. O cartão magnético será um dos objetos do estudo, já que ele permite à empresa coletar os dados de origem e destino dos usuários e assim montar uma matriz dos principais trajetos dos passageiros. Quero deixar claro que nenhum usuário será surpreendido com qualquer modificação que venha ocorrer, seja ela no quadro de horários, rotas ou a integração de ônibus. Antes da implantação de qualquer novo modelo ou alguma alteração no atual sistema, iremos discutir intensamente com os grandes interessados, que são os munícipes”, explica o prefeito. 

IDOSOS E DEFICIENTES

Outra melhoria para os usuários do sistema de transporte coletivo, implantada recentemente em Ipatinga, foi o aumento de 50% do número de senhas para atendimento às pessoas com direito à gratuidade no transporte coletivo municipal. O número de senhas, que era de 40 passou para 60 por dia. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, de 8h as 12h, no Espaço Qualifica. “Nós queremos melhorar ainda mais esse atendimento, de forma que, futuramente, o beneficiário possa fazer o agendamento por telefone, evitando que enfrente fila para a retirada de senha”, enfatizou o prefeito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com