Cidades

Ipatinga é polo regional em Educação Especial

(Crédito: Secom PMI/Welles Debil)

 

IPATINGA – A experiência no atendimento aos educandos com deficiência na rede municipal de ensino conferiu a Ipatinga a responsabilidade de ser polo de Educação Especial em toda a região. Com o apoio do Ministério da Educação (MEC), a Prefeitura de Ipatinga realizou o Seminário de Educação Especial e Inclusiva, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/11). O encontro reuniu educadores das redes públicas de ensino de 26 cidades mineiras, para debater o tema “Os desafios da Educação para a diversidade”.

“Há alguns anos, no governo do ex-prefeito Chico Ferrramenta, Ipatinga iniciou o atendimento ao público alvo da Educação Especial e Inclusiva. E agora a Administração Municipal, com o empenho dos nossos professores, enfrenta todos os desafios para atender aos alunos com deficiência e tornar o município referência nesta área da Educação”, enfatizou a prefeita de Ipatinga Cecília Ferramenta, na abertura do evento.

Estudante de Pedagogia e estagiária do laboratório do ProInfo na Escola Municipal João Amparo Damasceno, Michele da Conceição Fernandes, de 30 anos, foi em busca de mais conhecimento para trabalhar com crianças autistas. “A troca de conhecimento neste seminário enriquecerá minha formação na área de Pedagogia”, detalhou a estagiária.
Há 18 anos trabalhando como professora da rede municipal de Pingo D’água, Elisângela Vieira viaja os municípios do Leste mineiro em busca de experiências na Educação Especial. “Atendemos cerca de 50 alunos na rede pública de ensino de Pingo D’água e ainda estamos implantando o atendimento especializado”, revelou a educadora.

O seminário realizado em Ipatinga tem o objetivo de proporcionar uma formação técnica na área de Educação Especial, para auxiliar os professores das redes públicas de ensino no desenvolvimento das atividades inclusivas nas escolas dos municípios circunvizinhos.

Nesta sexta-feira (29), os participantes do Seminário de Educação Inclusiva estiveram reunidos no Centro de Treinamento Giancarlo Vella (antigo Cepai/PMI), no Forquilha, para minicursos sobre “Os diversos olhares sob as dificuldades de aprendizagem no contexto escolar”, com a psicóloga Stela Maris Bretas Souza; “Práticas inclusivas na escola”, com a equipe pedagógica da Escola Estadual Professora Elza de Oliveira Lage; “A escola e a criança autista”, com psicóloga Eliziana Paula Lucas; e “Os desafios da aprendizagem do deficiente visual”, com a pedagoga do Instituto Benjamin Constant, Eline Silva Rodrigues.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com