Cidades

Ipatinga e Belo Oriente são premiadas em Brasília

O coordenador geral do Programa Oded Grajew e a prefeita Cecília Ferramenta ; à direita, Pietro Chaves

IPATINGA – Com mais de 90% dos indicadores propostos pelo Programa Cidades Sustentáveis preenchidos, Ipatinga participou da fase final do Prêmio que leva o mesmo nome do programa. A iniciativa destacou as prefeituras brasileiras que estão realizando as melhores ações e práticas para o desenvolvimento sustentável. Ao todo, 57 cidades concorreram à premiação, em quatro categorias: Cidades Pequenas, Médias, Grandes e Metrópoles. O evento teve parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Associação Brasileira de Municípios (ABM).

HONRA

A prefeita Cecília Ferramenta e o secretário municipal de Planejamento, Carlos Magno Xavier Corrêa, participaram da concorrida solenidade, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. Para Cecília, ser incluída entre as prefeituras finalistas foi uma grande vitória.
“Ipatinga foi a única cidade mineira participante do prêmio na categoria médio porte – com população entre 101 mil e 500 mil habitantes; participar do programa é uma honra”, destaca a prefeita Cecília Ferramenta. “O Programa Cidades Sustentáveis vai ao encontro das propostas do nosso programa de governo e reforça o compromisso da atual Administração com uma agenda de sustentabilidade”, completou Cecília Ferramenta.

BOAS PRÁTICAS

O Prêmio Cidades Sustentáveis tem abrangência nacional e visa a estimular os gestores públicos a criar, manter e atualizar observatórios em seus respectivos municípios. Esses espaços virtuais deverão conter indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável.

No PCS, Ipatinga listou 21 boas práticas realizadas pela atual Administração em diversos setores, como saúde, educação, meio ambiente, esportes e lazer, e programas como o novo cardápio de merenda das escolas da rede municipal, cuja proposta é melhorar a alimentação de crianças e adolescentes. A cidade preencheu 93 dos 100 indicadores de sustentabilidade propostos pelo programa.

“Agora, os dados coletados e organizados sobre a realidade de Ipatinga se tornam uma importante fonte de pesquisa para estudantes, professores e a população em geral, interessados em conhecer mais sobre a nossa cidade. Os números estão disponíveis na página do PSC”, comenta Carlos Magno Xavier.

Ações de Belo Oriente também são premiadas
Belo Oriente foi outra cidade do Vale do Aço e Leste Mineiro a figurar entre as vencedoras do Prêmio Cidades Sustentáveis. Belo Oriente ficou em terceiro lugar na categoria Cidades Pequenas (500 a 100 mil habitantes), deixando para trás municípios como Timóteo e Caratinga, que também disputavam a premiação. Nesta modalidade, as duas primeiras colocadas foram Quatro Pontes (PR) e Bom Despacho (MG).

Na categoria Médias Cidades (101 a 500 mil habitantes), na qual Ipatinga concorria, as vencedoras foram Canoas/RS (1º), Santos/SP (2º) e Rio das Ostras/RJ (3º). O prefeito Pietro Chaves (PDT) participou da solenidade e recebeu o certificado que conferiu ao município a distinção, acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Geraldo Antero, Venício Sena (Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Tatiane Santos (Cultura)

“É uma alegria ver que os esforços de toda a nossa equipe de governo estão sendo reconhecidos nacionalmente. Isso significa que estamos no caminho certo”, comemorou Pietro, lembrando o compromisso assumido com a FIEMG assim que iniciou este terceiro mandato.

O Prêmio Cidades Sustentáveis será realizado em duas edições, sempre nos anos pares, de forma intercalada. Nesta primeira edição, buscou-se incentivar as 273 prefeituras signatárias do Programa Cidades Sustentáveis a construírem seus observatórios, levando em consideração, no mínimo, os 100 indicadores básicos relacionados aos 12 eixos temáticos do Programa. “As nossas experiências foram reconhecidas e premiadas por terem sido construídas com efetiva participação popular, eficiência e inovação”, concluiu Pietro Chaves.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com