Vida & Saúde

Ipatinga disponibiliza vacina contra catapora

(Crédito: JBReis/Secom PMI)

 

IPATINGA – Pela primeira vez, a Prefeitura de Ipatinga incluiu no calendário básico de imunização da Secretaria Municipal de Saúde a oferta de vacinação contra a varicela (catapora), para crianças com 15 meses de idade (ou um ano e três meses). A nova vacina vai substituir a segunda dose da tríplice, que imuniza também contra sarampo, caxumba e rubéola.

Em Ipatinga, a dose contra catapora já está disponível nas 16 Unidades Básicas de Saúde que dispõem de salas de vacina, de segunda à sexta-feira, a partir das 8h. De acordo com a gerente da Seção de Vigilância Epidemiológica de Ipatinga, Natalia Littig, a vacina é segura e raramente causa reações alérgicas. “Assim como as demais, a nova tetraviral é injetável e pode provocar um pequeno desconforto. Mas, em contrapartida, é fundamental para a proteção da criança, pois evita complicações, casos graves com internação e possível óbito”, argumenta a enfermeira, citando também a prevenção, controle e eliminação do sarampo, caxumba, rubéola e catapora.

A Secretaria Municipal de Saúde não pretende fazer campanha específica no combate e prevenção da varicela, pois a nova vacina é disponibilizada o ano todo nas unidades de saúde. “É importante explicar para as mães que essa nova vacina só é para as crianças com 15 meses que tomaram a primeira dose da tríplice viral”, reforça Natália Littig, destacando a importância da mãe levar a caderneta de vacinação das crianças para atualização. Na rede particular, a vacina custaria mais de R$ 150 a dose.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com