Cultura

Ipatinga define novos rumos para a Cultura

Cecília destacou a Conferência como espaço de resgate do diálogo permanente com a população
(Crédito: Secom/PMI)

IPATINGA – O município realizou a 4ª Conferência Municipal de Cultura, no último fim de semana. O encontro aconteceu no auditório do 7° andar da Prefeitura de Ipatinga, com a participação de agentes culturais, líderes comunitários, especialistas da área, representante do Ministério da Cultura (Minc), da OAB Ipatinga e secretários municipais.

O evento contou com a presença da prefeita Cecília Ferramenta, que reforçou a importância da realização da conferência como momento de legítima participação popular nas decisões do poder público. “A 4ª Conferência de Cultura, assim como as demais conferências, é espaço de resgate do diálogo permanente com a população, o que faz parte do nosso programa de governo. Este momento é muito importante para a cidade, pois discutir a implantação do Sistema Municipal de Cultura significa normatizar e determinar as políticas públicas culturais de nossa cidade, fazendo com que a cultura passe a ser um instrumento de desenvolvimento econômico, participação e inclusão social”, observou a prefeita.

PALESTRA
Após leitura e aprovação do regimento interno da 4ª Conferência, realizada pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Magno Xavier, o público assistiu à palestra “Implantação do Sistema Nacional de Cultura”. O tema foi abordado pelo pesquisador em financiamento cultural, José de Oliveira Júnior, que foi consultor da Unesco para o Ministério da Cultura na implantação do Sistema Nacional de Cultura em Minas Gerais, entre os anos de 2011 e 2012.

De acordo com o especialista, a implementação do Sistema Nacional de Cultura envolve uma mudança de comportamento e de pensamento da sociedade. “O grande desafio é induzir o Estado a adotar políticas que perpassem governos, garantindo o investimento de determinado percentual dos recursos do país em cultura, assim como acontece nas áreas da Educação e da Saúde. Mais do que isso, conciliar a institucionalização com a participação do cidadão comum”, enfatizou José Júnior.

Na manhã de sábado (13), o consultor do Ministério da Cultura, Alysson Felipe Amaral, marcou presença na 4ª Conferência de Ipatinga e apresentou aos participantes diversas ferramentas oferecidas pelo governo federal para a implantação do Sistema de Cultura nos municípios. Segundo ele, o Minc ainda vai criar 360 centros de arte em todo o país, que serão conhecidos como “Centro Unificado de Arte e Esporte”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com