Cidades

Ipatinga decide pela reabertura de shopping, bares e academias

Comitê Gestor de Crise autoriza a flexibilização e segmentos terão expediente retomado nesta quarta-feira (29). Decreto municipal a ser publicado nesta terça ditará normas para os setores contemplados

IPATINGA – O Comitê Gestor de Crise de Ipatinga deliberou por unanimidade entre os presentes, em reunião na noite desta segunda-feira (27), na Prefeitura, pela reabertura gradativa de alguns segmentos comerciais que ainda estavam impedidos de funcionar em função de normas estabelecidas pela Deliberação 17, do Governo do Estado. A decisão é que bares, restaurantes, shopping e academias poderão reabrir suas portas a partir desta quarta-feira (29), data de aniversário da cidade, obedecendo a restrições que deverão estar descritas em decreto a ser publicado nesta terça (28), no Diário Oficial do município.

O entendimento quanto à prerrogativa do Executivo para flexibilizar os setores veio após o Governo do Estado publicar o projeto ‘Minas Consciente’, no fim da semana passada. O documento prevê novas diretrizes em relação a determinados segmentos. Contudo, estabelecimentos como salões de festas, casas de shows e cinemas, entre outros, continuam com funcionamento vedado pelo Estado.

DADOS

A decisão pela flexibilização de alguns dos setores de atividades comerciais que estavam impedidos de funcionar está embasada também em números positivos apresentados pelo município em relação ao combate ao coronavírus. Com a chegada dos primeiros kits de testes rápidos e o início do comboio para realização da testagem de casos suspeitos, desde a última sexta-feira (24) o Executivo tem conseguido dimensionar com maior exatidão os números da doença no município. Em três dias, mais de 130 testes foram realizados, todos eles resultando negativo para Covid-19.

Além dos testes rápidos, outro parâmetro utilizado pelo Executivo para aderir à flexibilização é a baixa ocupação de leitos no município.

O boletim epidemiológico municipal desta segunda-feira (27) mostrou um decréscimo de -5,4% na curva de registros de casos suspeitos. Atualmente, Ipatinga contabiliza 16 casos positivos. No entanto, 12 dos pacientes já estão curados. Outros 829 pacientes tiveram os resultados negativos e 137 pessoas continuam em monitoramento.

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, ressaltou que a decisão de flexibilização está pautada nos números reais que hoje a cidade possui. “Desde o início, venho falando que as nossas atitudes estavam pautadas na transparência e principalmente na responsabilidade com as vidas. Não é segredo mais que quando tudo isso começou, no mês de março, Ipatinga registrou um pico na curva epidemiológica de mais de 170%. E, para piorar, nós não tínhamos como testar os suspeitos. Agora o cenário mudou. Fizemos os testes rápidos, e todos, até o momento, deram negativo. Graças às medidas preventivas que estão sendo adotadas pelo Executivo com a ajuda da população, hoje a nossa curva é de -5%. Esse panorama nos permitiu, há alguns dias, fazer a flexibilização no comércio de rua e, agora, com essa nova posição do governo do Estado, incluímos os bares, restaurantes e academias. Lembrando que não é intenção desta Administração manter nada fechado. Mas precisamos ter responsabilidade. Nosso problema não acabou. Essa doença ainda é muito grave. Continuamos acompanhando diariamente o quadro”, disse o chefe do Executivo.

Nardyello lembrou que desde o início da pandemia tem mantido diálogo permanente com todos os segmentos. “Atendi todas as categorias em meu gabinete, e sempre discutimos as questões olhando olho no olho. Tudo que poderia ser feito, dentro do que era permitido pelo Estado, fizemos. Só não avançamos além do que era nossa prerrogativa e, também, por uma prudência maior quando a situação parecia mais fora de controle. O que é preciso estar claro é que este ainda não é o momento de relaxar. As atitudes preventivas, vindas de todos, é que determinarão o nosso futuro”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com