Cidades

Ipatinga conta com Companhia Independente de Bombeiros

IPATINGA – A 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Ipatinga foi elevada a 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A solenidade de elevação da unidade ipatinguense foi realizada nesta quarta-feira (04), na sede do Corpo de Bombeiros do município. Com a classificação, a unidade deixa de ser subordinada ao 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Governador Valadares e passa a atender diretamente ao Comando Geral de Bombeiros Militar de Minas Gerais Comando Geral, em Belo Horizonte.

Para a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, a medida fortalece as políticas de segurança pública, no município. “A semente desta conquista foi plantada em 2004, quando o ex-prefeito Chico Ferramenta, destinou esta área, onde está construída a companhia, ao Corpo de Bombeiros”, lembrou a prefeita durante a solenidade. “Ao se tornar Companhia Independente, a unidade de Ipatinga receberá mais recursos, o que significa mais oportunidades para nossa cidade”, enfatizou.

85 MUNICÍPIOS

A 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Ipatinga passa a responder também pelos pelotões das cidades de Manhuaçu, Coronel Fabriciano, Itabira, Timóteo e Caratinga, coordenando as ações em 85 municípios mineiros. “Ipatinga foi escolhida por ser polo industrial e pelo número de habitantes. A cidade tem localização estratégica, o que facilita a logística e a corporação”, detalhou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira.

“A Companhia conta com 223 militares nos seis pelotões e esse efetivo será ampliado com a nova classificação. Além disso, a partir de hoje, a unidade vai gerenciar seu próprio orçamento, as contratações e recrutamento de pessoal, além de melhorar a prestação do serviço à população”, informou o comandante da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, tenente Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes.

CENTRAL

A prefeita Cecília Ferramenta comemorou a elevação da unidade do Corpo de Bombeiros de Ipatinga e reiterou a importância da conquista para o município junto à implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional, que terá Ipatinga como Central de Regulação do serviço, abrangendo outras 32 cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA).

O comandante do 5º Comando Operacional de Bombeiros, coronel Marinaldo Ferreira Lima e o comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Silvane Givisiez, o comandante da 12ª Região de Polícia Militar, coronel Edvânio Carneiro, o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Gregório Lara da Silva e o juiz da Comarca de Caratinga, Walter Zwiker Júnior participaram da solenidade. Representantes da Polícia Civil, do Legislativo, de empresas da região e de entidades da sociedade civil também prestigiaram a solenidade.

Autorizado concurso para 560 vagas no Corpo de Bombeiros
 
Para quem sonha ser oficial e soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) a oportunidade é esta. Foi autorizado o edital para o Curso de Formação de Oficiais Bombeiros (CFO), com previsão de 30 vagas, e para o Curso de Formação de Soldados (CFSD), com 500 vagas para combatentes e 30 para especialistas.

O aviso do edital foi publicado no diário oficial Minas Gerais desta quarta-feira (4). Os editais completos devem sair nos próximos dias. O concurso será coordenado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). A escolaridade exigida para ambos os concursos será o ensino médio.
Os aprovados terão direito a vencimento, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica. Atualmente, um soldado de 2ª Classe recebe salário de R$ 3.506,40 e um cadete do 1º ano, R$ 5.016,89.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com