Cidades

Ipatinga conclui até dia 20 “Mapeamento Cultural”

IPATINGA – O “Mapeamento Cultural” iniciado dia 4 no Bom Jardim e nos demais bairros que integram a Regional 7, prossegue até hoje (09). Paralelamente, outro grupo concluiu no sábado (06) o trabalho de mapeamento no Bethânia e demais bairros da Regional 6, cujo ponto de apoio foi instalado na praça da Maçonaria.

As pesquisas do “Mapeamento Cultural” estão sendo feitas em domicílios, com base num cadastro prévio, que pode ser preenchido também nos pontos de apoio. Além disso, qualquer pessoa que trabalha na área cultural pode procurar a Secretaria Municipal de Cultura, ou pelo site www.projetodiverso.com.br, para fazer o seu cadastro. O trabalho vai até o fim do mês, com levantamentos nas Regionais 8, de 9 a 12 de setembro, e 9, de 15 a 20 de setembro.

O “Mapeamento Cultural” tem o objetivo de cadastrar todas as pessoas que, de alguma forma, atuam ou militam no setor. Esse banco de dados subsidiará a elaboração do Plano Municipal de Cultura e de políticas públicas específicas, além da criação do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC) e adesão aos cadastros estadual e nacional.

VALORIZAÇÃO
“Esse é um momento de todos os envolvidos com a cultura, não só artistas, mas também profissionais que atuam nos bastidores mostrarem a sua cara. Esse censo é muito positivo, pois vai dar visibilidade a quem trabalha com a cultura e abrir novas perspectivas. É também um trabalho de valorização cultural, de integração da classe e de incentivo à chamada economia criativa”, aprova o ator e produtor cultural Sinésio Bina, que elogia ainda a iniciativa da Prefeitura. “Ipatinga está, mais uma vez, saindo na frente e fortalecendo a cultura local”, completa.

Opinião parecida tem o grafiteiro Thiago Batista – Moska, que nesta quinta-feira procurou o ponto de apoio do “Mapeamento Cultural” para se cadastrar. Morador do bairro Bom Jardim, ele faz trabalhos de grafitagem há aproximadamente 12 anos, e acredita que essa iniciativa poderá, inclusive, abrir novos espaços no mercado. “Esse cadastro é muito bom, pois ajuda quem trabalha com a cultura e também quem precisa contratar algum artista ou serviço, por exemplo, que terá acesso a um amplo banco de dados”, conclui Thiago Moska.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com