Cidades

Ipatinga comemora 51 anos com programa de incentivo à leitura

 

IPATINGA – Com vários livros à mão, cerca de 6 mil pessoas participaram das festividades dos 51 anos de emancipação política e administrativa de Ipatinga, nesta quarta-feira (29), no Parque Ipanema. De presente para o município, a Prefeitura lançou o projeto Ipatinga: Cidade Leitora durante a programação oficial em comemoração ao aniversário da cidade, que incluiu também apresentações culturais das escolas da rede municipal de ensino.
“‘Um país se faz com homens e livros’, como disse Monteiro Lobato. E a maior obra que estamos fazendo no município é na Educação, que não tem visibilidade, mas é preciso sentir para compreender. Um exemplo é este grandioso projeto que incentiva o hábito da leitura”, frisou a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, em seu pronunciamento. “E mesmo em um momento de recessão, estabelecemos prioridades e garantimos serviços essenciais de educação, saúde e limpeza urbana. É necessária a participação de todos para cuidar da nossa cidade”, completou a prefeita.
Ao lado da secretária de Educação de Ipatinga, Leida Tavares, marcaram presença nas comemorações do aniversário da Ipatinga os vereadores Juarez Pires, Lene Teixeira e José Geraldo Amigão, que reforçaram a importância do projeto Ipatinga: Cidade Leitora para o desenvolvimento do município.
O Ipatinga: Cidade Leitora vai promover ações para estimular o hábito da leitura em 22 pólos que serão criados em todas as nove regionais do município. Os espaços terão as bibliotecas das escolas municipais como centros de referência. A proposta é envolver os estudantes e, também, ampliar o público alvo para permitir a integração das unidades de ensino com a comunidade na propagação de práticas de leitura.

LIVROS LIVRES
Vários espaços de leitura foram criados em todo Parque Ipanema. No gramado próximo à pista de corrida, mesas e cadeiras com guarda-sol traziam conforto para quem quisesse apreciar uma boa leitura. Ali bem pertinho, o caramanchão abrigou várias obras literárias dispostas em estantes feitas de caixas de madeira. Ao longo de todo espaço, mais livros foram pendurados para fácil acesso de quem passasse pelo local.
“O espaço tem o objetivo de apresentar o Ipatinga: Cidade Leitora à comunidade. Disponibilizamos os livros em pontos de fácil acesso aos visitantes para facilitar a interação com os títulos”, descreveu a educadora comunitária do projeto Cínthia Domingos, de 32 anos.
No aconchego do caramanchão, David Roberto Maciel, de 17 anos, encontrou o seu lugar. O estudante contou que a leitura é um hábito novo em sua vida. “Passei mais de quatro anos sem colocar a mão em um livro. Hoje, todo final de semana leio pelo menos uma revista. A quantidade de palavras que já aprendi me faz concluir que não posso largar esse hábito jamais”, revelou o aluno do programa Pró-Jovem, que acontece na Escola Municipal Artur Bernardes, no Canaã.

HISTÓRIAS SOBRE RODAS
E foi na “Biblioteca sobre Rodas”, uma das principais atrações do evento de aniversário, que Letícia Andrade, de 4 anos, conheceu uma biblioteca. A mãe da menina, Endiara Andrade, de 30 anos, aproveitou o ônibus do Ipatinga: Cidade Leitora, estacionado no Parque Ipanema durante o lançamento do projeto, para levá-la à sua primeira visita a uma biblioteca.
“Minha filha ama livros. E ela sempre me pedia para levá-la a uma biblioteca. Hoje ela está encantada com tudo o que está conhecendo”, contou a vendedora que passou horas com a filha Letícia dentro do ônibus lendo histórias para a pequena.
A “Biblioteca sobre Rodas” já disponibiliza ao público um acervo diversificado, reunindo exemplares de revistas, periódicos e livros de literatura para apreciação. Posteriormente, o ônibus irá percorrer outras áreas públicas da cidade, divulgando as ações do Ipatinga: Cidade Leitora.

Brinquedos e equipamentos do
Parque da Ciência são reformados

Em Ipatinga, a transformação pela educação vai além dos livros e da sala de aula. Outro presente da Prefeitura para a população, no dia aniversário da cidade, foi a reforma dos brinquedos e equipamentos do Parque da Ciência. O objetivo é ampliar e, principalmente, cuidar dos espaços com potencial pedagógico da cidade. “Esta é a primeira vez que o Parque da Ciência, que completa 15 anos, recebe uma reforma completa”, rememora a prefeita Cecília Ferramenta.
Com novas pinturas e totalmente recuperados, Cantinho do Cochicho, Caminho das Estrelas, Nuvem D´Água, Relógio Solar, Torneira Mágica e os demais equipamentos que integram a Praça dos Brinquedos convidavam para a interação e novas descobertas no dia festivo. Não por acaso, os irmãos Bryan Iudy, 3 anos, e João Pedro, 5 anos, aluno da Escola Municipal Pato Donald, no Novo Cruzeiro, brincavam e se encantavam com o Parque da Ciência.
A mãe não escondia a alegria e observava atenta. “Está tudo lindo. A Prefeitura de Ipatinga está transformando a educação da cidade. E vejo essa transformação no meu filho”, elogia Edna Ducarmo Silva Oliveira, 37. Ela conta que João Pedro, recebe na escola tratamento e acompanhamento adequados para o déficit de atenção diagnosticado neste ano. “Hoje meu filho é outra criança. Ativo, porém mais tranquilo e aprendendo a cada dia mais”, afirma a mãe orgulhosa.
Antes da brincadeira no Parque da Ciência, elas e os meninos conheceram a “Biblioteca sobre rodas” e fizeram uma pausa no Cantinho da Leitura, onde a mãe e as crianças foram apresentadas a novos títulos de revistas, quadrinhos e livros. “Já lemos, todos juntos, uns quatro livro nesta manhã”, finaliza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com