Cidades

Ipatinga assume gestão da iluminação pública

Arquivo DP

IPATINGA – O município passa a encampar o serviço de manutenção de iluminação pública a partir da próxima quinta-feira (10/09), obedecendo às determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contidas nas Resoluções 414/2010 e 479/2012. A Prefeitura está disponibilizando um link no Portal do Cidadão – www.ipatinga.mg.gov.br e um telefone 0800 257 4443, para que os moradores possam cadastrar as suas solicitações.

O sistema foi apresentado na tarde desta terça-feira (8), em coletiva de imprensa concedida pelo secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Samuel José Gomes. “Estamos implantando um serviço de qualidade para atender as demandas do cidadão residente no município”, argumenta o secretário, informando que atualmente existem 25 mil pontos de iluminação pública (IP) no município.

RONDAS
Para cumprir as exigências da Aneel, a Prefeitura contratou uma empresa especializada em serviços de manutenção (a Selt Engenharia, de Belo Horizonte). Já a partir desta semana, começam a ser realizadas rondas permanentes em todas as regiões da cidade, com objetivo de verificar as condições dos pontos de iluminação pública e fazer as manutenções quando necessárias.

O secretário explicou que, além das rondas da empresa contratada, a Prefeitura também vai destacar equipes de fiscalização para certificar a execução dos serviços. “Essa etapa está voltada para os serviços de manutenção da iluminação pública, e a Cemig permanece responsável pelas tarefas de distribuição de energia elétrica na cidade, o que inclui a troca de poste, reparo em transformador, interrupção de energia, etc”, destaca Samuel Gomes.

PARTICIPAÇÃO DIRETA
As demandas referentes à manutenção da iluminação pública serão anotadas pelas rondas e, também, com a participação direta do morador, por meio do telefone gratuito e do site. No Portal do Cidadão, a Prefeitura vai disponibilizar um aplicativo de serviços para facilitar o recebimento das demandas.

Ao clicar no link do Sistema de Gestão de Manutenção de Iluminação Pública, o cidadão vai se identificar, cadastrar os dados básicos da solicitação e abrir a página “Relação de Solicitações”, contendo as opções: Lâmpada acesa (dia); Lâmpada apagada (noite); Lâmpada piscante (intermitente); Lâmpada quebrada; e Luminária quebrada.

Na sequência, a demanda será registrada pela empresa, para que a manutenção seja executada, e a Prefeitura fará a verificação do serviço. O prazo estipulado para execução dos serviços é de até 96 horas, a contar do registro do protocolo de solicitação. “Queremos que o atendimento à população seja o mais eficaz possível”, conclui o secretário da Sesuma.

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