Cidades

Ipatinga adere a programa para prevenir criminalidade entre jovens

Cecília e a ministra Maria do Rosário durante o lançamento do programa ontem em BH


IPATINGA
– “O nosso município vai continuar atuando para consolidar a instalação do Centro de Internação de Adolescentes, para atender os casos mais graves, mas também está integrado às políticas estaduais e nacionais de prevenção e proteção social de crianças e adolescentes.” A afirmação é da prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, durante encontro com a ministra Maria do Rosário, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, nesta quinta-feira (11), em Belo Horizonte.

A prefeita de Ipatinga participou da solenidade de lançamento do programa “Portas Abertas”, de cooperação entre o Estado, o Ministério do Desenvolvimento Social e entidades da rede de defesa social, como Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Defensoria e Ministério Público, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O objetivo da parceria é possibilitar a expansão das ações sócio-educativas voltadas para adolescentes infratores, promovendo políticas preventivas em 258 municípios mineiros, entre eles Ipatinga.

CURTO PRAZO
A meta do programa é diminuir a incidência de atos infracionais praticados por jovens e, com isso, reduzir a criminalidade e a sensação de insegurança social, com resultados em até 18 meses. “Estamos anunciando a adesão de Ipatinga a esse programa de grande relevância para prevenir a criminalidade envolvendo os jovens”, reforçou a prefeita Cecília Ferramenta.

Com essa iniciativa, o município terá acesso a suplementação financeira e orientação de agentes que atuam diretamente com crianças e adolescentes. Em Minas Gerais, o governo estadual estima que as capacitações temáticas irão ofertar 1.200 vagas a técnicos que trabalham nas Secretarias Municipais de Assistência Social, Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), conselheiros tutelares, integrantes do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente e também do Ministério Público.

PARCERIA
Além do apoio do Unicef, outras 11 instituições parceiras assinaram, durante a solenidade em Belo Horizonte, um termo de cooperação técnica para desenvolvimento do programa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com