Cidades

Ipatinga adere a Programa de Intervenção Pedagógica

Cerca de 50 educadores de 28 escolas da rede municipal de ensino participaram do primeiro treinamento do PIP

IPATINGA – A Prefeitura Municipal iniciou o curso de formação de educadores do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Cerca de 50 educadores de 28 escolas da rede municipal de ensino participaram do primeiro treinamento do PIP, desenvolvido com o suporte da 9ª Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano (SRE).

Em 2013, o programa estadual é trabalhado com o foco nas atividades pedagógicas dos alunos do 3º do Ensino Fundamental. Conforme a gerente do PIP da Superintendência Regional de Ensino, Edvânia de Lana Morais Andrade, o objetivo é alcançar a meta de alfabetização e letramento estabelecida pelo Ministério da Educação, que é: “Toda criança lendo e escrevendo até os 8 anos de idade”.

META
“Ipatinga é o município sob o alcance da SRE que atende o maior número de alunos no 3º ano do Ensino Fundamental na rede pública. Portanto, estamos somando esforços e vamos atuar juntamente com os orientadores da rede municipal em prol da meta de proficiência estabelecida pelo MEC”, enfatizou Edvânia Andrade.
Este é também o primeiro ano que Ipatinga adere ao PIP, realizado pela SEE desde 2007. O município já desenvolve o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em parceria com o governo federal.

Para a coordenadora do PIP e do PNAIC da Secretaria Municipal de Educação, Olga Maria Mendes Alves, os dois programas são políticas públicas que se complementam. “Vamos garantir que os alunos da rede municipal de ensino sejam alfabetizados na idade certa. Com a adesão ao PIP, poderemos fazer uma intervenção pedagógica ainda mais completa, visando alcançar o objetivo do programa”, detalhou.

ORIENTADOR

Presente no curso de formação, a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Padre Bertoldo, no Cidade Nobre, Wilma Aparecida Soares Lana, considera fundamental a iniciativa da Prefeitura de Ipatinga de adesão ao PIP. “O auxílio do orientador em sala de aula vai aprimorar o processo de alfabetização e letramento dos alunos. Em alguns casos, observamos a dificuldade de determinado educando, porém, não temos condições de dar a atenção que ele precisa, em função do desenvolvimento dos demais alunos da classe”, exemplificou a educadora.

Atualmente, a rede municipal de ensino de Ipatinga possui cerca de 2 mil alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental. Neste mês, os estudantes serão avaliados por meio de um diagnóstico de proficiência, que apontará o seu índice de desempenho, realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Em outubro, os alunos serão submetidos ao Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), realizado pela Secretaria de Estado de Educação, para verificar o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano.

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