Policia

Ipabense pode pegar pena de morte por triplo assassinato

Os corpos de Vanderlei e Jaqueline continuam desaparecidos


IPABA
– O ipabense José Carlos Oliveira Coutinho, acusado de ser o mentor do assassinato da família de missionários brasileiros Vanderlei Szczepanik, a esposa Jaqueline Szczepanik e o filho deles, Christopher Szczepanik, de 7 anos, pode pegar a pena de morte. O crime aconteceu em dezembro de 2009, e o julgamento começa nos próximos dias. O caso voltou a ser manchete ontem em um jornal da comunidade brasileira (AcheiUsa), na cidade de Omaha, Nebraska, onde ocorreram os crimes.
A família de missionários brasileiros morava na Flórida e foi transferida pelos dirigentes da igreja em 2005 para a cidade de Omaha, onde Vanderlei transformaria uma antiga escola em um campus de treinamento para membros da sua religião.
Vanderlei Szczepanik contratou Coutinho, Elias Lourenço Batista e Valdeir Gonçalves Santos para trabalhar na reforma do prédio. Segundo testemunho da filha mais velha do casal, Tatiane Klein, que estava no Brasil na época do crime, José Coutinho trabalhou para o pai por quase cinco anos e era considerado um membro da família.

MOTIVAÇÃO
Segundo testemunho de Valdeir Santos, Coutinho foi o mentor dos assassinatos e cometeu o crime porque estava irritado com Vanderlei Szczepanik devido a pagamentos de serviço de construção. Santos, sua esposa e a esposa de Coutinho estão entre as testemunhas de acusação. Valdeir foi poupado da pena de morte depois que confessou o crime à justiça americana e delatou os dois parceiros.
Os três foram presos, depois que Coutinho começou a fazer saques da conta bancária da família. Valdeir continua preso, mas Elias foi deportado para o Brasil. A acusação vai pedir pena de morte para Coutinho, porém a defesa acredita em pena máxima de 20 anos, com saída em 10 anos por bom comportamento.

CRIME
A violência do crime chocou a comunidade local em dezembro de 2009. De acordo com dados da polícia na época e detalhes dos depoimentos dos dois acusados, Coutinho espancou Vanderlei Szczepanik até a morte com um bastão de beisebol. Depois disso, enforcou a esposa Jaqueline Szczepanik e o filho deles, Christopher Szczepanik, de 7 anos.
Os corpos foram jogados no rio Missouri e apenas o do garoto foi encontrado quase dois anos depois. Testes de DNA comprovaram que os ossos encontrados eram de Christopher. Autoridades ainda acreditam que os corpos dos pais do garoto serão encontrados algum dia, mas as buscas foram encerradas.

ADIAMENTO

Inicialmente, o julgamento de José Carlos Coutinho estava marcado para abril deste ano. No entanto, trocas de acusação entre Valdeir e Coutinho sobre quem teria sido o mandante do crime dificultou os trabalhos da justiça americana, e por causa disso o julgamento de José Carlos foi adiado para setembro.
No entanto, espera-se que a corte julgue o réu em meados de outubro – os jurados ainda estão sendo entrevistados pela corte do estado americano.

 


Os três ipabenses são acusados pelo assassinato; José Coutinho (à direita) pode pegar pena de morte

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com