Cidades

Investimentos de peso em cultura, esporte e educação

A Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, é palco de exposições nacionais e internacionais
(Crédito: Grão Fotografia)

 

IPATINGA – Os 52 anos de história da Usiminas com o Vale do Aço são marcados pela busca constante por instrumentos que facilitem a relação do público da região com o universo artístico e suas diversas linguagens. Por meio do Instituto Cultural Usiminas, responsável por gerenciar os patrocínios da Empresa, a Usiminas mantém uma política consistente de apoio e fomento a projetos educacionais, culturais e esportivos em Ipatinga e região.

Com o objetivo de desenvolver um programa de arte-educação qualificado para atender às comunidades do Vale do Aço, o Instituto Cultural Usiminas criou, em 2003, sua área de Ação Educativa. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento da comunidade e a efetiva apropriação e valorização da cultura. “Trabalhamos embasados na ideia de que a educação é fruto não somente das atividades curriculares, mas, também, do convívio social fora da sala de aula”, explica a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Mariana Martins.

 Colocando em diálogo a escola e a instituição cultural, e também o artista e a instituição cultural, os programas da Ação Educativa pretendem oferecer às escolas e ao público participante oportunidades intensivas de refletir e recriar, junto aos alunos, sua expressividade artística, por meio das técnicas, dos materiais, dos ritmos, enfim, das várias linguagens apresentadas.

Em 11 anos de atuação, a Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas já beneficiou cerca de 330 mil pessoas e mais de 300 escolas do Colar Metropolitano do Vale do Aço.  Só em 2013 o público passou de 9,6 mil, no ano de implantação da área, 2003, para quase 32 mil. Foram 496 agendamentos de escolas públicas e particulares, creches e instituições governamentais e não governamentais de todo Colar Metropolitano do Vale do Aço e regiões vizinhas, totalizando 32 cidades participantes.

A programação do Ação Educativa se divide em quatro grandes grupos. O Laboratório Usicultura promove atividades com o objetivo de proporcionar aos educadores um espaço de encontro e troca a partir do contato com as diferentes formas de expressão artística, sob a orientação de artistas e especialistas convidados. Para os estudantes, de todas as faixas etárias, o Escola-Usicultura promove o contato com as diferentes manifestações e linguagens artísticas. O trabalho com as famílias é realizado pelo projeto “Arte em Família” que busca instigar a participação da familiar nos programas de arte-educação oferecidos pelo Instituto. E o programa Ideias Literárias realiza atividades diversas com foco na leitura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com