Cultura

Invenção do inox completa 100 anos

Oinox empresta sua beleza para obras de arte, como a Cloud Gate, escultura do artista Anish Kapoor, localizada em Chicago, Estados Unidos    (Crédito: Divulgação Aperam)

TIMÓTEO – Um século após o pesquisador inglês Harry Brearley descobrir uma liga imune à corrosão atmosférica, na tentativa de criar um metal mais resistente para a fabricação de armas, o aço inoxidável tornou-se referência em versatilidade e qualidade. Desde a sua invenção, o material vem se desenvolvendo, ganhando fabricantes em todo o mundo e uma infinidade de aplicações. Em 2011, a produção de inox chegou ao recorde mundial de 32 milhões de toneladas métricas, segundo dados do International Stainless Steel Forum (ISSF). No Brasil, a Aperam South America acompanha essa evolução, investindo em pesquisas e colocando o país no patamar de exportador de novas tecnologias e produtos.
“A empresa sempre acompanhou os avanços tecnológicos do mercado, mantendo uma posição de vanguarda na produção de inox e se constituindo como a referência nacional e internacional na produção desse tipo de aço”, ressalta o presidente da Aperam South America, Clênio Guimarães.
De acordo com o diretor Comercial, Frederico Ayres Lima, o aumento do consumo do inox, potencializado nos últimos dez anos e, hoje, superior ao próprio crescimento da economia, evidencia o diferencial que os principais atributos do material – durabilidade, estética, versatilidade, baixa pegada de carbono na produção e índice de 100% de reciclagem – apresentam diante de um mundo cada vez mais preocupado com a sustentabilidade.

SUCESSO
Inicialmente, o inox era fabricado a partir de aço carbono comum, adicionando um teor mínimo de 10,5% de cromo, elemento responsável por formar uma camada protetora fina, resistente e invisível, conhecida como filme passivo, que evita a corrosão. Hoje, além do cromo, outros elementos químicos, como o níquel, molibdênio, nióbio e titânio são adicionados ao material para alcançar propriedades específicas. Com isso, diferentes famílias de aços inoxidáveis podem ser formadas, cada uma com características próprias, o que garante a variedade de aplicações.
“A descoberta do inox é uma das grandes invenções recentes do homem. O material reúne propriedades mecânicas excelentes, como a própria resistência à corrosão, normalmente só encontradas em metais economicamente inviáveis, como o ouro, a platina e o níquel, ou tecnicamente insuficientes, que é o caso do cobre. E, para complementar, ainda é um material reciclável e alinhado com as necessidades ambientais do planeta”, avalia o gerente do Centro de Pesquisas da Aperam South America, Ronaldo Claret.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com