Cultura

Instituto Usiminas tem programação educativa gratuita em novembro

Palestra e oficina com Galpão Cine Horto, Visita Teatralizada no Teatro Zélia Olguin e Conhecendo o Centro Cultural Usiminas integram a programação patrocinada pela Usiminas

IPATINGA M- O mês de novembro começa com várias atividades gratuitas da Ação Educativa do Instituto Usiminas, com atividades no Teatro Zélia Olguin e no Centro Cultural Usiminas. De terça a sexta-feira (5 a 8/11), a programação vai contar com palestra e oficina do projeto “Memória em Circulação”, do Galpão Cine Horto, que já percorreu cinco cidades mineiras, além da “Visita Teatralizada no Teatro Zélia Olguin” e o Conhecendo o Centro Cultural Usiminas. As atividades têm o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

VISITA TEATRALIZADA

A programação começa com a “Visita Teatralizada no Teatro Zélia Olguin”, na terça-feira (5/11), nos horários de 8h, 9h30 e 14h. Com duração de 30 minutos, as visitas são uma encenação que conta a origem e a história do teatro de maneira dinâmica e interativa. Dois atores, juntamente com o público participante, têm a oportunidade de ver e explorar a estrutura do Teatro Zélia Olguin a partir de um texto lúdico, que compara o teatro a um navio.

CENTRO CULTURAL

Na terça-feira, também será realizado o “Conhecendo o Centro Cultural Usiminas”, às 8h e às 14h. A visita guiada pelo complexo do Centro Cultural Usiminas vai mostrar a importância do espaço para o Vale do Aço. O público vai se divertir em um passeio lúdico, passando pelo Teatro, Galeria, Biblioteca, Foyer, Jardins e Sala de Ensaio, além de poder conhecer os profissionais que estão envolvidos nos bastidores do espaço. O objetivo é divulgar a importância da preservação e manutenção das atividades culturais realizadas no próprio espaço e em complexos culturais de todo o Brasil.

MEMÓRIA

Na noite de terça-feira (5/11), às 19h, o Centro Cultural Usiminas recebe a palestra “Trabalhando a memória”, ministrada pelo Galpão Cine Horto, de Belo Horizonte.  Em continuidade ao tema, o grupo de teatro conduz a oficina “Medidas de salvaguarda de coleções”, de quarta a sexta-feira (6 a 8/11), das 19h às 22h. A proposta da palestra e da oficina é trazer noções de conservação e organização de fotos, jornais (clippings), vídeos, material publicitário e material administrativo (contratos, notas, projetos), além de mostrar como são pensadas as questões arquivísticas, museológicas e biblioteconômicas dos acervos. O agendamento para as atividades podem ser feitos pelo telefone: 31.3822.2215.

O conjunto de palestra e oficina é uma versão modificada do projeto “Memória em Circulação”, do Galpão Cine Horto, realizado em parceria com grupos teatrais de cinco cidades do interior de Minas Gerais. O objetivo foi conhecer acervos e debater sobre as circunstâncias da preservação da memória e ações que essa atividade pode trazer para sustentabilidade e patrimonialização do grupo e da arte frente aos órgãos estatais.

SERVIÇO

5/11 (terça-feira)

Visita Teatralizada no Teatro Zélia Olguin

Local: Teatro Zélia Olguin

Horários: 8h, 9h30 e 14h

Palestra “Trabalhando a memória” – Galpão Cine Horto (MG)

Local: Centro Cultural Usiminas

Horário: 19h às 21h

6/11 (quarta-feira)

Conhecendo o Centro Cultural Usiminas

Local: Centro Cultural Usiminas

Horários: 8h e 14h

Duração: 1h

6 a 8/11 (quarta a sexta)

Oficina “Medidas de salvaguarda de coleções” – Galpão Cine Horto (MG)

Horário: 19h às 22h – Local: Centro Cultural Usiminas

Agendamento gratuito na Ação Educativa pelo telefone: 31.3822.2215

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com