Nacionais

Indústria mineira tem queda de 11,5%

 DA REDAÇÃO – O faturamento real da indústria aumentou 1,1% no mês de setembro, frente a agosto, retirados os efeitos sazonais. Quando a base de comparação é setembro de 2015, o indicador caiu 11,5%. É o que mostra a Pesquisa Indicadores Industriais de Minas Gerais (INDEX) divulgada no dia 1°/11, pela FIEMG.

 “Há uma queda muito pequena no ritmo do faturamento da indústria de Minas com uma tendência de estabilidade. Ocorre, que em agosto tivemos uma queda significativa no faturamento de 4,5%. Em setembro, dada essa base de comparação fraca, os indicadores apontaram esse crescimento (1,1%)”, justifica o presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial da Fiemg, Lincoln Gonçalves Fernandes.

 No acumulado de janeiro até setembro, a variável recuou 11,8% e, nos últimos 12 meses, o declínio foi de 14,3%. Para Fernandes, a expectativa é de que 2016 seja realmente um ano muito fraco para a indústria mineira. “Esperando que os últimos três meses não gerem uma recuperação significativa, devemos fechar o ano com queda de 11,5%”, diz.
 
VEÍCULOS

No acumulado do ano, o setor de veículos automotores mostrou a maior variação negativa (-41,8%) e também a maior influência negativa, de 8,42 pontos percentuais. Já o faturamento real do setor extrativo cresceu 5,4% entre janeiro e setembro de 2016, em comparação com o mesmo período do ano passado. O acréscimo foi explicado pelo aumento nas exportações, motivado pela melhora do preço internacional.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com