Cidades

Índice de alfabetização em Ipatinga alcança 75%

IPATINGA – Os investimentos da Prefeitura Municipal na qualidade da Educação resultaram no aumento dos índices de alfabetização na idade certa. Segundo dados divulgados pelo Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), mais de 75% dos alunos da rede municipal estão no nível recomendado. Isto significa que eles leem, escrevem, interpretam e fazem sínteses de textos com autonomia da idade (8 anos).

O número representa um salto significativo em relação ao exame de 2012, quando os resultados apontaram 67% dos alunos na faixa considerada satisfatória pelo programa. Mas os resultados alcançados no ano passado comprovam que os alunos desenvolveram, ainda mais, suas habilidades e competências necessárias durante o processo de alfabetização.

AÇÃO INTEGRADA

Segundo a secretária municipal de Educação, Leida Tavares, os resultados no Proalfa são decorrentes de uma ação educacional integrada e estruturada, a partir da adesão a programas de oficinas pedagógicas e capacitação continuada de professores alfabetizadores, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP).

“Temos equipes de acompanhamento aos alunos em fase de alfabetização que realizam visitas às escolas para promover intervenções pedagógicas, apoio aos professores e coordenadores e sugerir ações e atividades práticas com foco na sala de aula”, reforça Leida Tavares, que anuncia os novos investimentos para 2014. “Neste ano, mais 270 professores da rede municipal, que atuam nas séries iniciais, participarão de uma capacitação em Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”, reforça a secretária, destacando os constantes investimentos da atual administração na formação continuada de professores e que impactam diretamente na aprendizagem dos alunos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com