Policia

Iguana é encontrada dentro de encomenda dos Correios

IPATINGA – A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu, na manhã desta sexta-feira, uma iguana que era transportada dentro de uma caixa de encomenda dos Correios. O réptil saiu de São Paulo na última quarta-feira, com destino a Ipatinga. O conteúdo da encomenda foi descoberto por um dos funcionários da agência localizada no Bethânia.

Segundo o tenente Átila Porto, ao passar com a caixa pelo raio-x, o funcionário percebeu que a encomenda se tratava de um animal. “Quando chegamos ao local, os funcionários dos Correios disseram que já havia duas pessoas na agência, que se anteciparam para receber a encomenda. Certamente a iguana era para eles, mas o casal percebeu a movimentação e fugiu”, informou o tenente.

VIA INTERNET
Ainda, de acordo com o tenente, a polícia entrou em contato com o destinatário da encomenda. Harlen Moisés de Matias Vieira, de 28 anos, foi localizado em seu local de trabalho e preso em flagrante. Ele contou que comprou o réptil pela internet.

“Ele disse que não sabia que o réptil seria transportado dessa maneira, em condições de maus tratos. Segundo Harlen, ele pagou R$ 200, e teria comprado o animal para criar em casa”, acrescentou o tenente.

O policial ainda informou que Harlen apresentou o comprovante de pagamento e mostrou as conversas que manteve com o vendedor de São Paulo, durante as negociações. “Ele está colaborando, mas isso não o exime dos crimes de maus tratos e tráfico de animais. Vamos checar o site e tentar identificar o vendedor. Faremos também contato com a polícia de São Paulo”, explicou.

MAUS TRATOS
A iguana foi encaminhada ao departamento veterinário da Usipa. De acordo com Lélio Costa e Silva, veterinário do local, o réptil é um filhote e tem aproximadamente seis meses de vida. Ele informou que o animal está em péssimas condições, com sintomas de desnutrição e desidratação.

O veterinário ainda informou que o modo que o animal foi embalado para os transportes estava fora dos padrões, o que configurou os maus tratos. “Ela veio amarrada em quatro sacolas, para permanecer imobilizada. Além dos plásticos, a iguana foi colocada em uma meia, totalmente fechada, impedindo sua respiração. E ainda foi colocada em uma caixa de sapato. Esse animal poderia ter chegado morto ao seu destino final”, informou.

O veterinário acrescentou que, apesar de ter sido encontrada fraca e com sinais de desnutrição, a iguana sobreviveu por se tratar de um réptil, que tem como característica acúmulo de energia para a alto defesa. “A iguana, como todo réptil, se movimenta pouco. Sendo assim, ela gasta pouca energia e consegue armazená-la para utilizar em casos como este. Quem a embalou, pensou nisso, já que ela chegou imobilizada para evitar gastar energia e precisar ser alimenta”, finalizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com