Nacionais

Igualdade Racial é tema de debate hoje na Câmara

 Lene Teixeira e a assessora da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Vera Gomes, que está em Ipatinga para participar do evento (Crédito: Divulgação)

IPATINGA – O plenário da Câmara Municipal de Ipatinga recebe hoje (23), às 18h30, Audiência Pública para debater Políticas de Promoção da Igualdade Racial no município.

Membro do Coletivo Nacional de Combate ao Racismo do PT, a vereadora Lene Teixeira (PT) propôs o evento para apresentar ao Vale do Aço o trabalho realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) e preparar o município em virtude da Conferência Estadual sobre o tema, a realizar-se nos dias 28, 29 e 30 de agosto deste ano.

“Precisamos nos mobilizar para garantirmos avanços necessários à transformação social que esperamos. O negro ainda sofre as consequências de um período que merece ser apagado de nossa memória. A mudança deste paradigma só será possível por meio de conscientização e políticas públicas efetivas”, defende Lene Teixeira ao adiantar que será apresentado, durante a Audiência, o escopo de um projeto de lei de sua autoria que pretende esquematizar ações afirmativas e de promoção aos afrodescendentes que vivem em Ipatinga.

VAGAS EM CONTRATOS
Dentre estas ações, a vereadora propõe que sejam reservadas, por meio de cotas, 20% das vagas de trabalho oferecidas em contratos, convênios e parcerias junto à Administração Pública Municipal. “A dívida da sociedade brasileira para com o negro é histórica. Somente por meio de ações afirmativas desta natureza conseguiremos oportunizar melhores condições de vida à população afrodescendente”, avalia a vereadora.

Acesso a recurso federal depende de organização
IPATINGA – De acordo com a assessora institucional da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Vera Gomes, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) possibilita a destinação direta de recursos a Estados e Municípios comprometidos com a consolidação da igualdade racial no país.

“Para isso é necessário organização por meio de Conselhos Municipais, Estaduais e outras ações efetivas que possibilitem o repasse destes recursos. Como providenciar essa organização e quais os caminhos a serem percorridos serão apresentados por mim durante a Audiência. A participação da sociedade organizada é fundamental”, destaca Vera Gomes.

A representante da SEPPIR irá conceder na Câmara Municipal de Ipatinga, às 15h desta sexta, entrevista coletiva à imprensa regional com o objetivo de divulgar as ações da Secretaria.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com