Cultura

Igreja do Ipaneminha terá luzes de natal pela primeira vez

Capela é um dos 14 bens tombados como patrimônio histórico do município

IPATINGA – Na noite desta quinta-feira (9), mais um cartão postal de Ipatinga será iluminado como parte da inédita agenda de eventos organizada pela Prefeitura com o nome de ‘Ipatinga, Cidade Luz’. Trata-se da Igreja Católica São Vicente de Paulo, a igreja do Ipaneminha, que receberá pela primeira vez na história uma decoração especial de natal, como já acontece em outros pontos da cidade.

A capela é a primeira igreja da cidade e um dos 14 bens tombados pelo patrimônio histórico da cidade e, para marcar o acendimento das luzes natalinas, foi preparada também uma cantata com os alunos da Escola Professor Mário Casassanta, o primeiro educandário oficial de Ipatinga, que foi criado em 1949, quando Ipatinga ainda era um distrito e pertencia ao município de Coronel Fabriciano. O recurso para a iluminação foi liberado por meio do Fundo Municipal de Cultura, via Lei Aldir Blanc.

“A valorização da cultura local é algo de que não abrimos mão, sendo parte de nossas políticas prioritárias de governo. Por isso, fizemos questão de ampliar a visibilidade de vários pontos históricos da cidade com a iluminação especial. A Igreja do Ipaneminha, na nossa zona rural, nos remete às raízes do município, constituindo-se um dos pontos turísticos mais visitados de toda a região. Portanto, nada mais justo que lançar sobre ela os holofotes nesta época mais festiva do ano”, frisou o prefeito Gustavo Nunes.

ESTAÇÃO MEMÓRIA

Além da Igreja São Vicente de Paulo, outro bem tombado, a Estação Memória Zeza Souto, no Centro, também receberá iluminação natalina nesta quinta-feira. Na próxima terça-feira (14), às 19h, o espaço cultural será palco de outra programação festiva, com a apresentação da orquestra da Corporação Musical Arte e Louvor.

“Estamos iluminando outro importante ponto da nossa Ipatinga, a Estação Memória Zeza Souto, nosso museu de tantas histórias, marco dos primeiros dias do desenvolvimento urbano da cidade. Ipatinga é uma cidade rica em cultura e isso tem nos possibilitado chamar ainda mais a atenção para pontos-chaves em regiões diversas, ampliando o leque da atmosfera natalina e estimulando a visitação e frequência das famílias a estes locais. Acreditamos que muitas pessoas farão questão de posar para fotografias nestes espaços, e isso também contribuirá para divulgação da nossa cidade como atrativo turístico”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alessandro Máximo.

Visite os pontos iluminados pelo “Ipatinga, Cidade Luz”:

– Centro Cultural Usiminas

– Centro de Memória Usiminas

– Centro Cultural Municipal

– Parque Ipanema

– Igreja São Vicente de Paulo

– Estação Memória Zeza Souto

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com