Cidades

Hospital São Camilo lembra Dia Mundial de Higienização

TIMÓTEO – A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu em 2007, o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A medida é considerada a mais eficaz e mais simples no combate da infecção hospitalar. Para lembrar a data o Hospital São Camilo promoveu o Dia com o tema: “Salve Vidas: Higienize as Mãos”, com o objetivo de melhorar os índices de colaboradores que aderem à higienização das mãos.

As infecções relacionadas à assistência em saúde muitas vezes independem dos cuidados tomados pela instituição, mas a maioria pode ser evitada com gestos simples como a higienização. O ideal é que seja feita a lavagem entre os dedos, na palma e na parte superior da mão e no punho com sabão, em seguida a higienização com álcool. Colaboradores praticaram a higienização de olhos vendados para demonstrar como o ato é simples.

“As indicações são para visitantes, acompanhantes, médicos e qualquer profissional do Hospital, independente do setor, que mantiver contato antes e depois com o paciente. A medida evita a transmissão de microorganismos, bactérias, vírus e fungos ao paciente e aumenta a segurança assistencial”, afirma a enfermeira Lílian Carvalho, responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

A higienização das mãos é realizada com finalidade de remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele e é capaz de interromper a transmissão de infecções veiculadas ao contato evitando as transmissões cruzadas. Portanto, uma assistência limpa é uma assistência mais segura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com