Cidades

Hospital Márcio Cunha precisa urgente de doadores de sangue

IPATINGA – O setor de Hemoterapia do Hospital Márcio Cunha necessita urgente de doadores para elevar seus estoques de sangue, principalmente dos tipos sanguíneos O negativo, A positivo e A negativo. O maior impacto dessa escassez de doadores é sentido por pacientes internados, pacientes que necessitam de transfusão em cirurgias eletivas e até mesmo nos casos de emergência acolhidos pelo Pronto-Socorro. “Em muitos casos, o gesto pode salvar aqueles que necessitam receber transfusões de concentrado de plaquetas, uma parte do sangue humano obtida do fracionamento do sangue total fornecida pelo doador e utilizado principalmente nas doenças da coagulação do sangue”, completa o médico hematologista Marcos Aurelio Mergh Murer.

Se você já é um doador ou deseja tornar-se um, independente do seu tipo sanguíneo, ajude a quem precisa. Compareça o mais breve possível ao setor de Hemoterapia da Unidade I do Hospital Márcio Cunha (no bairro das Águas) para fazer a sua doação, que é rápida e segura.

Não há necessidade de agendamento de data ou horário. A Hemoterapia do HMC funciona de segunda à sexta, das 7h às 16h. Para doar é preciso levar documento oficial com foto e assinatura e a Identificação Hospitalar (IH).
Segundo as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, são critérios para doação de sangue: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 68 anos ou idade de 16 e 17 anos com o consentimento formal do responsável legal, pesar mais de 52 kg e ter comportamento sexual seguro.

Impeditivos para doação de sangue:
– Ter trabalhado durante a noite e não ter tido repouso noturno.
– Ter feito tratamento dentário nos últimos sete dias.
– Estar gripado, resfriado ou ter tido infecções virais nos últimos 15 dias.
– Estar em uso de medicamentos que possam afetar o sangue.
– Ter feito cirurgia nos últimos seis meses.
– Ter recebido transfusão de sangue e derivados de sangue nos últimos 12 meses.
– Ter recebido vacina nos últimos 30 dias.
– Ter usado de drogas ilícitas nos últimos 12 meses.
– Ter tido doença sexualmente transmissível nos últimos 12 meses.
– Ter tido relação sexual com pessoas usuárias de drogas ou de risco para Aids ou outras doenças sexualmente transmissíveis e receptores de transfusão de sangue.
– Fazer uso diário de álcool ou ter feito abusivo de álcool nas últimas 12 horas.
– Ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.
– Ter tido dengue nos últimos 30 dias.
– Ser diabético.
– Ter tido hepatite após 10 anos de idade.
– Ter tido Doença de Chagas ou exame alterado por essa doença.
– Ter tido malária ou ter estado em áreas endêmicas de malária nos últimos seis meses.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com