Cidades

Hospital Márcio Cunha forma nova turma de residentes

Trinta médicos se formaram em 2020 nas residências ofertadas pelo hospital

IPATINGA – O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), comemora a formação de 30 médicos pelo Programa de Residência Médica. A formatura reconheceu e homenageou os profissionais, agora especialistas nas áreas de: Anestesiologia; Cardiologia; Cirurgia Geral; Clínica Médica; Ginecologia e Obstetrícia; Medicina da Família e Comunidade; Neonatologia; Oncologia Clínica; Ortopedia e Traumatologia; Pediatria e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Atualmente, o HMC oferece 16 cursos de residência médica reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e subsidiados com recursos públicos do Ministério da Saúde e com recursos próprios da FSFX. Além do Hospital Márcio Cunha, os outros dois hospitais administrados pela Fundação São Francisco Xavier implantaram recentemente programas de residência médica: o Hospital de Cubatão em 2019, e o Hospital Municipal Carlos Chagas em Itabira em 2020.

Para o Diretor-Presidente da FSFX, Dr Salomão Maciel Dias Ferreira, o Programa de Residência Médica do HMC contribui para a formação de excelência de profissionais de diversas especialidades e propicia a atuação de novos médicos na região. “Por meio de mais uma turma da residência do HMC, a FSFX cumpre a sua missão de braço social da Usiminas, que é contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos nossos clientes e comunidade. É preciso persistência para construir uma carreira sólida e garra para superar os desafios do dia a dia. Mas tenho certeza que os nossos formandos trabalharão com a mesma dedicação que tiveram durante a residência, e assim, poderão contribuir muito para a melhoria da saúde, que é algo essencial para todos”, ressalta Dr Salomão.

NÚMEROS

Em 2019, os números da residência do HMC foram expressivos. Foram disponibilizadas 15 especialidades médica, a um total de 76 médicos residentes. Esses números são fundamentais para fortalecer a cultura de ensino de pesquisa do hospital e mostrar o quanto os profissionais do corpo clínico estão envolvidos na assistência segura e de qualidade voltada aos pacientes da Usisaúde, do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais convênios.

ENTENDA A RESIDÊNCIA MÉDICA

O Programa de Residência Médica do HMC conta atualmente com 16 especialidades, com duração entre dois e três anos. Destinados aos profissionais graduados em Medicina, oferece os cursos de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Emergência, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Nefrologia; Neonatologia, Ortopedia e Traumatologia, Oncologia Clínica, Pediatria, Pré-Requisito Área Básica Cirúrgica, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Radioterapia.

Todos os residentes recebem uma bolsa mensal, realizam plantões e cumprem carga horária semanal de 60 horas, envolvendo disciplinas teóricas e práticas. Dentro dessa rotina, também estão inclusos o atendimento em ambulatórios e a realização de procedimentos cirúrgicos, que são sempre monitorados pelos médicos preceptores.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com